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Gestão da Qualidade

 

Gestão da Qualidade

Como forma de garantir o atendimento aos requisitos da Norma NBR ISO 9001:2015 e da Resolução MPS/CGPC 13/2004, o Sistema de Gestão da Qualidade do BANESPREV é mantido por todas as áreas, sob a coordenação de um representante da direção, junto com os dirigentes, lideranças e responsáveis pelos processos da entidade. A entidade mantém um Escritório da Qualidade, que tem como objetivo fornecer apoio técnico a todas as áreas, além de ser responsável pela gestão dos documentos da entidade e pelo controle de ações corretivas e de melhoria.​


Gestão de Processos
 
Uma instituição só pode funcionar quando todos os processos referentes ao seu negócio são interligados de forma a atender aos anseios das partes interessadas. O BANESPREV, ao adotar um Sistema de Gestão da Qualidade norteado pela norma NBR ISO 9001:2015, preocupou-se em identificar os principais processos da entidade de forma a demonstrar sua eficácia e transparência, aumentando a satisfação de todos os interessados.
 
Os processos identificados são:
 
Processos de Gestão
 
Conduzido pela Diretoria Executiva e pelo Representante da Direção com o apoio do Escritório da Qualidade, os processos de gestão tem a missão de refletir sobre os serviços da instituição. Para tanto, planeja, implementa ações e analisa, considerando a inter-relação entre todos os processos, respeitando a legislação e o estatuto.
 
​Tem também o papel de implementar, monitorar e manter as ações planejadas com apoio de auditorias, indicadores de desempenho e informações dos clientes. Está concatenado com os principais objetivos institucionais no referente ao pagamento de aposentadorias e pensões e na prestação de outros serviços, sendo prontamente auxiliado pelos processos de apoio e realização.​
 
Processo de Gestão.png 
 
 
 
 
 
 
Processos de Realização do Produto
 
São os processos de representam os produtos e serviços desenvolvidos pela entidade, visando à satisfação dos participantes. Mantem interações com os processos de gestão e apoio, trocando idéias e informações que regem a eficiência no atendimento ao participante, sendo o que inicia e encerra toda atividade entendida como um ciclo que conversa de forma clara e objetiva. São 07 os processos de realização do produto:
 
Contribuições – responsável pela arrecadação e controle das contribuições dos participantes e patrocinadoras da entidade;
Investimentos – responsável pela gestão dos ativos da entidade;
Cadastro – responsável pela gestão do cadastro dos participantes e dependentes;
Concessão de Benefícios – responsável pela gestão dos planos de benefícios, inclusive pelos cálculos das aposentadorias e pensões;
Pagamento de Benefícios – responsável pela folha de pagamento de benefícios da entidade;
Linhas de Crédito – responsável pela gestão dos empréstimos e financiamentos concedidos aos participantes;
Contabilidade – responsável pelo registro, processamento e acompanhamento das variações patrimoniais da entidade de acordo com a legislação vigente.
 
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Processos de Apoio
 
​​Responde pelo amparo aos processos de gestão e de realização, assegurando que nada interfira na qualidade dos serviços, gerando informações para a administração da instituição de forma confiável.​
 
 
Processos de Apoio.png 
 

 
Calendário de Obrigações 
 
O BANESPREV adota um Calendário de Obrigações Institucional de modo a facilitar o controle, pelas áreas, quanto ao cumprimento das obrigações legais junto aos órgãos de controle externo, que regulamentam as atividades relacionadas aos produtos e serviços da instituição, notadamente quanto aos aspectos previdenciários e assistenciais. Os prazos previstos nas normativas correspondentes constam na agenda e devem ser rigorosamente cumpridos.

Política da Qualidade
 
Assegurar a concessão de benefícios contratados através da melhor aplicação dos recursos humanos, financeiros e materiais, visando à melhoria contínua dos processos e à satisfação de nossos clientes, observado o disposto na legislação aplicável, no estatuto e regulamentos dos Planos.
 

Objetivos da Qualidade
 
Aumentar a satisfação dos clientes.
Assegurar a rentabilidade dos investimentos.
Melhorar os processos organizacionais. 
 
 
Missão
 
Administrar e executar com excelência planos de benefícios, adotando as melhores práticas de mercado, com transparência e observando a legislação aplicável, gerando tranquilidade aos seus patrocinadores e participantes e colaborando com o desenvolvimento social, econômico e sustentável da sociedade.
 

Nossos Valores 


Competência profissional e prudência na gestão.
Simplicidade, excelência e transparência nas atividades, valorizando as relações humanas.
Agir com compromisso, honestidade e lealdade aos objetivos de maneira sustentável.
Equidade, cooperação mútua e respeito, observando critérios não discriminatórios à pessoa.
Atuar sempre de acordo com os regulamentos, políticas internas e legislação.

 
Certificado do Sistema de Gestão da Qualidade
 
O Sistema de Gestão da Qualidade do BANESPREV é certificado pela Norma ISO 9000 desde 23/02/2001. Em 06/09/2018 ocorreu a migração da norma NBR ISO 9001:2008 para NBR ISO 9001:2015. O escopo da certificação é o Processo de Concessão e Pagamento de Benefícios, cujas atividades estão dispersas por toda a organização.​
 
 
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