Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Banesprev - Fundo Banespa de Seguridade Social > O Banesprev > nossa-historia

Nossa História

O BANESPREV, Fundo Banespa de Seguridade Social, foi criado em 28 de janeiro de 1987, com o objetivo de complementar os benefícios de aposentadoria e pensão pagos pelo sistema oficial de previdência (INSS). Trata-se de uma entidade de previdência privada fechada cujos participantes são os funcionários do Banco do Estado de São Paulo e empresas do conglomerado Banespa e CABESP.

Conheça alguns fatos importantes da nossa história:​

2018

Setembro

Nosso compromisso com os participantes é manter a qualidade dos serviços que prestamos, com competência profissional e transparência nas atividades. Em setembro, migramos o Sistema de Gestão da Qualidade para a norma ISO 9001:2015 e conseguimos, mais uma vez, a recertificação.

2017

Janeiro

No dia 2/1/2017 passamos a administrar mais três Planos de Benefícios: Sanprev I, Sanprev II e Sanprev III. A transferência de gestão da Sanprev para o Banesprev foi devidamente aprovada pela PREVIC – Superintendência Nacional de Previdência Complementar. Agora temos mais 3.700 participantes (ativos e assistidos) na nossa entidade.

Fevereiro

No dia 17 de fevereiro o Banesprev completa 30 anos de existência. Há muito o que comemorar: a entidade ocupa hoje o 9º lugar no ranking da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP) e chega ao 30º aniversário com uma população superior a 27 mil pessoas (ativos e assistidos) e um patrimônio líquido de cerca de R$ 14 bilhões.

2016

Janeiro

O Banesprev iniciou o ano aumentando o número de planos que administra. Implantados os Planos de benefícios DCA, DAB e CACIBAN. Com os novos planos, mais 925 pessoas passaram a fazer parte da ‘família Banesprev’.

Fevereiro

O portal da entidade estreou seu novo visual. Nossos agradecimentos aos participantes que nos enviaram sugestões.

Maio

Posse dos membros indicados pela Associação dos funcionários Aposentados do Banco Meridional e pelo patrocinador Banco Santander S.A. Foram realizados mais dois encontros da Semana Bom Saber (maio e outubro). No total, 140 pessoas. No início do segundo semestre o Banesprev deu início ao processo de habilitação de seus dirigentes na PREVIC.

Agosto

Realizada Assembleia Geral Ordinária para discutir a proposta orçamentária, a política de investimentos para 2016, custeio do Plano II e análise e deliberação sobre o balanço patrimonial, entre outros assuntos, contando com mais de 2 mil participantes, entre diretos, outorgantes e com procuração.

Dezembro

Como parte de sua política de qualidade, o Banesprev mantém o compromisso com a gestão da qualidade dos serviços que presta aos participantes. Desde 1998, quando começaram os trabalhos para a certificação de nossos processos, vimos mantendo a Certificação ISO 9001: 2008. Em dezembro, por meio de auditoria de supervisão realizada pela Fundação Vanzolini, a entidade cumpriu mais uma vez os requisitos da norma e recebeu a recertificação.

2015

Fevereiro

Demonstrativo sem Papel: A partir de 20 de fevereiro, o Banesprev iniciou o Programa Demonstrativo sem Papel e deixou de enviar aos participantes a versão impressa dos holerites (demonstrativos de pagamento), adotando a prática da sustentabilidade empresarial. Semana Bom Saber – Foram realizadas mais duas edições do evento em 2015 (em junho e outubro), que contaram com a presença de 104 participantes nas palestras de conteúdo livre (Vivendo com Saúde, Encontros com os Diretores e Educação Financeira) e 52 participantes na palestra sobre preparação e vivência da aposentadoria (Viver Melhor). A avaliação positiva da Semana superou os 95%.

Setembro

Nova Sede - mudança da sede do Banesprev para a Rua Álvares Penteado, 160, 2º andar – Centro – SP. Por ocupar um único andar, no novo espaço há uma maior integração entre as áreas. Implantado o Novo Sistema de Gravação de Voz – que permitirá a integração ao Sistema CRM através da associação a gravação telefônica ao registro de atendimento do participante.

Novembro

Recertificação do Processo de “Concessão e Pagamento de Benefícios” pela Norma ISO 9001-2008.

2014

Melhorias no portal: Implantada a nova forma de login pelo “CPF” do participante, nova forma de autenticação no portal, implantação da Extranet, com a utilização do espaço pelos membros dos Conselhos e Comitês da entidade.

Sistema de Gestão da Qualidade - Implantação da nova versão do sistema de controle de ações e de documentos da entidade utilizando a tecnologia WEB.

Implantação do Sistema CRM (Customer Relationship Management) – Gestão de Relacionamento com o Cliente trouxe benefícios a todos os participantes, com o aperfeiçoamento dos registros de todos os contatos e o histórico das manifestações.

Processos eleitorais: Concluído o processo eleitoral da Diretoria Administrativa/Diretoria Financeira/Comitê de Investimentos. Comitê Gestor dos Planos I, III e IV – criação e eleição para o novo comitê.

2013

Semana Bom Saber: Foram realizadas as 29ª (Maio/2013) e 30ª (agosto/2013) turmas da semana de educação financeira e previdenciária da entidade.

Portal: Divulgação maior do espaço dos Conselheiros, com a utilização também pelo Conselho Deliberativo e não somente o Comitê de Investimentos.

Processos eleitorais: Concluído o processo eleitoral do Conselho Deliberativo/Conselho Fiscal/ Comitê Gestor do Plano V e início do processo eleitoral da Diretoria Administrativa/Diretoria Financeira/Comitê de Investimentos.

2012

Junho

Conclusão dos Planos de Continuidade dos Negócios – PCN, com a execução do 1º teste e participação de todas as áreas da entidade.

Novembro

Recertificação do Processo de “Concessão e Pagamento de Benefícios” pela Norma ISO 9001-2008.

Dezembro

Diretoria Executiva aprova a aquisição do Sistema CRM (Customer Relationship Management) importante ferramenta de gestão do relacionamento entre os participantes e o Banesprev.

2011

Março

PREVIC aprova o Programa de Educação Financeira e Previdenciária do Banesprev, o que permitiu a dispensa de envio do Relatório Anual de Informações por meio impresso e colocou à disposição um programa de educação nos moldes aprovados pela PREVIC.

Abril

1ª Reunião do Comitê Gestor do Plano II: Em 19/04/2011, tomaram posse os indicados pela patrocinadora e associações dos funcionários.

Agosto

Novo Portal do Banesprev foi lançado em 22/08/2011. As novas páginas eletrônicas do Banesprev ganharam em apresentação, recursos e integração de sistemas.

2010

Janeiro

A Comissão Técnica da Fundação Vanzolini decidiu pela Re-certificação do Sistema de Qualidade do Banesprev pela norma NBR ISO 9001:2008. Em 27/08/2010 foi aprovado pela PREVIC – Superintendência Nacional de Previdência Complementar - o novo estatuto da entidade. Modificado com o envolvimento dos participantes e patrocinadoras, traz melhorias aos processos de gestão da entidade, como a adequação do processo eleitoral, a previsão de criação de comitês gestores para os planos e a possibilidade dos assistidos serem diretores da entidade.

2009

Após a 785ª Reunião da Comissão Técnica da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, realizada no dia 03/03/09, o diretor de certificação deliberou pela concessão da Certificação do Sistema da Qualidade ao Banesprev, re-certificando mais uma vez o Banesprev.

2007

Janeiro

É criado o Plano V de Complementação de Benefícios Previdenciários. Em menos 1 mês a entidade já realizou o 1º pagamento aos beneficiários deste plano.

2005

Setembro

Foi implantado o Plano de Benefícios IV para atender aos funcionários contratados pelo Banco Santander após o processo de privatização.

2004

Janeiro

Foi implantado um novo sistema integrado de informática que modernizou a gestão da entidade, integrando os processos de realização dos produtos da entidade.

2003

Novembro

No dia 23, o BANESPREV adequou seu sistema da qualidade à versão 2000 da norma ISO 9001 com a obtenção de novo certificado.

2001

Fevereiro

No dia 28, o BANESPREV conquista a certificação ISO 9002 em relação ao Processo de Concessão de Benefícios.

2000

Fevereiro

No dia 7, o Banespa, principal patrocinador do BANESPREV, propôs 02 novos planos a seus funcionários: O Plano Pré-75 e o Plano III. Atualmente, apenas o Plano III encontra-se disponível para novas adesões.

1994

>

Outubro

Entrou em vigor um novo plano de benefícios do BANESPREV chamado de Plano II, ao qual aderiram a maioria dos funcionários do Banco do Estado de São Paulo e empresas do conglomerado e CABESP.

1987

Janeiro

No dia 28, a Secretaria de Previdência Complementar aprova a criação do BANESPREV. Em 17 de fevereiro do mesmo ano, iniciaram-se as atividades da entidade com a realização da primeira reunião da Diretoria Executiva e em 28 de fevereiro foi instituído o hoje chamado Plano I do Banesprev.

1985

Novembro

A Diretoria do Banespa, em 11/11/1985, decide pela criação do BANESPREV e estabelece que o Fundo Banespa de Seguridade Social se incumbirá da tarefa de complementar a aposentadoria de todos os funcionários do conglomerado e dos empregados do Banco que tenham sido admitidos após 23/05/1975. A partir desta data iniciam-se os trabalhos de implantação do fundo.

1977

Dezembro

Em 19/12/1977, a Diretoria do Banespa cria um Grupo de Trabalho com a finalidade de estudar a conveniência de se instituir uma entidade de previdência privada responsável pela complementação dos benefícios previdenciários dos funcionários do banco e de seu conglomerado.

1966

O governo federal cria o Instituto Nacional de Previdência Social que abrange institutos criados em 1934.

1962

A Diretoria do Banespa aprova uma resolução datada de 22.08.62, que amplia benefícios já constantes no Regulamento de Pessoal e institui o benefício da complementação da aposentadoria.

Av. Liberdade, 823 – 10º andar – Liberdade - São Paulo/SP – CEP: 01503-001
Fones: 3004-1001 (Regiões Metropolitanas) ou 0800-705-1001 (Demais localidades)
Fax: (11) 2196-3726 / 2196-3736 - E-mail: banesprevatendimento@santander.com.br
Horário de Atendimento Pessoal: De segunda a sexta-feira das 09h às 17h - Demais atendimentos (telefone/email): segunda a sexta-feira das 09h às 18h.