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Aos Participantes dos Planos de Benefícios: SANPREV I, SANPREV II e SANPREV III.

Comunicado Banesprev
25/05/2017
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​Aos Participantes dos Planos de Benefícios:
SANPREV I, SANPREV II e SANPREV III.

Agradecemos a todos os novos participantes pelos contatos recebidos e pela oportunidade de esclarecer suas dúvidas e atender suas necessidades em relação aos planos de benefícios.

Reafirmamos que todos os direitos serão mantidos e que todos os planos têm seus recursos segregados com autonomia patrimonial.

Logo abaixo, está disponível uma relação com as principais perguntas que recebemos em nossa Central de Atendimento e que, acreditamos, podem ser úteis a você.

Acesso autoatendimento (Homeprev) do Portal

Informamos que o acesso aos seus dados pessoais (cadastro, holerites, informações sobre reservas de poupança, saldos e parcelas de empréstimos, por exemplo), via sistema de autoatendimento (Homeprev), já estão disponíveis.

Acesso à área dedicada (restrita) do Portal

Informamos abaixo os passos necessários para cadastrar seu usuário e senha do portal para acesso às informações sobre seus planos de benefícios, bastando para isso utilizar o procedimento padrão para o primeiro acesso e possuir um e-mail cadastrado em nossa base de dados:

  1. Na página inicial do portal (home) clique no botão Entrar;
  2. Na página de login, clique em Recadastrar Senha;
  3. Informar o CPF e clicar em próximo passo;
  4. Na tela seguinte, verifique se seu e-mail está correto e clique no botão Confirmar;
  5. Uma senha expirada será enviada ao seu e-mail e você deve utilizá-la para realizar o passo seguinte;
  6. No mesmo e-mail, clique no link indicado;
  7. De volta à tela de login, digite seu CPF e a senha recebida via e-mail;
  8. Informe seu CPF, o primeiro nome da mãe e a data de nascimento;
  9. Cadastre e confirme sua nova senha e clique em Enviar;
  10. Após a confirmação, retorne à página de login, informe seu CPF e a nova senha.
  11. Será exibido na Tela "Meu Perfil" o seu Plano de Benefício sinalizado na cor verde. Caso faça parte de mais de um Plano de Benefícios, selecione na relação informada nesta tela, o Plano do qual deseja obter informações.
  12. Após selecionar o Plano desejado, poderá navegar pelo Portal visualizando através do botão Homeprev, as informações pessoais referente ao Plano escolhido. Caso queira retornar para escolher outro Plano, clique naopção "Meu Perfil" logo abaixo de seu nome na tela no canto superior direito, que será exibido novamente a tela "Meu Perfil" para ser escolhido o outro Plano.

 

Lembre-se de guardar sua senha em um lugar seguro. Ela é a garantia de confidencialidade no seu relacionamento com o Banesprev.

Importante: Caso você não possua um e-mail cadastrado em nosso banco de dados, entre em contato com a nossa Central de Atendimento para providenciarmos o envio da senha à sua residência e/ou o cadastro de seu e-mail pessoal.

Além dos dados pessoais (Homeprev), o participante dos planos Sanprev terá acesso às informações sobre seu plano (regulamento, benefícios, institutos, empréstimos, etc.) na área dedicada (vide informações acima).

 

Caso exista algum problema de acesso, (pop-ups, por exemplo) acesse o seguinte link em nosso portal: http://www.banesprev.com.br/SitePages/orientacoes_homeprev.aspx.

Em caso de dificuldade, entre em contato com a nossa Central de Atendimento.

Banesprev. Presente na sua vida.

Banesprev – Diretoria Executiva

 

Clique aqui para ver o comunicado anterior.

 

Perguntas Frequentes

Para facilitar a consulta, elencamos abaixo algumas das principais possíveis dúvidas que você, participante da Sanprev, pode vir a ter durante o processo de transferência de gerenciamento. As primeiras 13 questões referem-se ao processo de atualização cadastral, ora em andamento:

1.     Devo preencher todos os formulários e todos devem ter a assinatura abonada?

Resposta: Todos os formulários devem ser preenchidos, preferencialmente, para todos os documentos a assinatura deve ser abonada ou reconhecida firma em cartório, contudo, caso haja dificuldades, providenciar especialmente no formulário onde são indicados os beneficiários de pensão/pecúlio.

2.     Na informação empresa/matrícula o que devo preencher?

Resposta: Informe a última empresa onde você trabalhou e, quanto a matrícula, informe o mesmo número que vinha sendo informado no Demonstrativo de Pagamentos emitido pela Sanprev, no caso dos Assistidos.

Com relação aos Participantes Ativos, Autopatrocinados ou Vinculados (optantes pelo BPD), informe a empresa do Grupo Santander onde, atualmente, mantêm vínculo empregatício ou, nos demais casos, a última empresa em que manteve o vínculo e a sua matricula nessa empresa.

3.     É necessário preencher o campo pensionista?

Resposta: Somente se o benefício é de Pensão Temporária ou, no caso do Plano SANPREV III, de reversão.

4.     No formulário Declaração de Encargos de Família para Fins de Imposto de Renda é necessário informar o nome do cônjuge mesmo que ele não seja beneficiário (a) de um plano administrado pelo Banesprev?

Resposta: Sim. Na forma da Legislação aplicável, é de responsabilidade do Contribuinte informar à fonte pagadora os dependentes que serão utilizados na determinação da base de cálculo do imposto de renda, bem como, que referida declaração deve ser subscrita por ambos os cônjuges. Assim, deve ser informado o nome do cônjuge, bem como, deve conter sua assinatura.

5.     O que eu devo informar no campo beneficiário?

Resposta: Informe, para os Planos SANPREV I e II, para Pensão Temporária, se for o caso, os filhos menores de 21 anos e, para fins de Pecúlio por Morte, àqueles para os quais deverá ser pago o Pecúlio nos caso de falecimento e, se desejar, o percentual que caberá ao respectivo beneficiário. Lembramos que, na ausência de informação em relação ao percentual de rateio, o valor será rateado entre todos os beneficiários em partes iguais. 

6.     Posso indicar meu(s) dependente(s) de pensão temporária também para pecúlio?

Resposta: Sim. Lembrando que, no caso de menores, o valor do pecúlio deverá ser depositado em conta de poupança, em nome do menor, e ficará retido até que esse complete a maioridade.

7.     Caso meus dados estejam atualizados, preciso enviar os formulários?

Resposta: Sim. A atualização deve ocorrer periodicamente.

8.     Meu formulário foi danificado. Como faço para obter um novo?

Resposta: Os formulários estão disponíveis numa área livre do portal, separados por plano de benefício. Basta escolher o formulário do seu plano adequado à sua necessidade e seguir as orientações de preenchimento. Segue o link abaixo:

http://www.banesprev.com.br/PlanosdeBeneficios/SitePages/formularios.aspx

Preciso encaminhar os formulários pelo Correio ou posso encaminhar só uma cópia digital?

Resposta: Os formulários podem ser encaminhados somente em meio digital, ou, caso seja de sua preferência, pelos Correios.

9.     Posso fazer a atualização cadastral pelo portal?

Resposta: Atualmente não é possível.

10.  Não possuo conta no Banco Santander. No formulário de Atualização de conta corrente é possível informar outro banco? Como proceder?

Resposta: O Banesprev mantém convênio para crédito dos benefícios em conta corrente dos Assistidos somente com o Banco Santander. Assim, solicitamos a indicação de conta corrente/conta salário junto ao Banco Santander. No entanto, para os Assistidos que, na transferência de gerenciamento – janeiro/2017 - já vinham recebendo o crédito do benefício em outros Bancos pela SANPREV poderá ser mantido esse crédito.

11.  Mantenho vinculo empregatício com o Banco Santander, como faço para alterar os meus dados pessoais, já que, não recebi formulário para atualização dos mesmos?

Resposta: Para os Participantes que estão na ativa, os dados cadastrais nos são informados pela Patrocinadora (empresa a qual você mantem vínculo empregatício); assim, caso haja alteração, essa deve ser providenciada junto à área de Recursos Humanos de sua empresa Patrocinadora ou utilizar-se da intranet do Santander.

12.  Mesmo não sendo politicamente exposto preciso preencher e enviar o formulário de Declaração De Pessoa Politicamente Exposta?

Resposta: Sim. O preenchimento e o envio desse formulário é obrigatório, razão pela qual faz parte do processo de atualização cadastral, uma vez que, na forma da legislação aplicável, as entidades fechadas de previdência complementar devem ter as informações atualizadas de seus participantes/assistidos em relação à pessoa politicamente exposta.

13.  Mesmo não tento permanecido nos EUA nos últimos 3 anos preciso preencher e enviar o formulário de Declaração de Contribuinte Fiscal Norte Americano?

Resposta: Sim. O preenchimento e o envio desse formulário é obrigatório, razão pela qual faz parte do processo de atualização cadastral, uma vez que, na forma da legislação aplicável, Instrução Normativa RFB Nº 1571, de 02 de julho de 2015,  a Entidade Fechada de Previdência Complementar deve manter em seu cadastro a informação relativa ao situação de seus Participantes/Assistidos quanto ao domicílio fiscal e de dupla cidadania. 

14.  Muda alguma coisa com a transferência da gestão para o Banesprev? 

Resposta: Para o participante nada muda em relação ao seu plano de benefícios, seu patrimônio, seus compromissos, regulamento e custeio nada muda. Todos os direitos expressos nos regulamentos do seu Plano de Benefícios permanecem os mesmos, sem alteração.  Clique no link abaixo para consultar/fazer download do regulamento do seu plano de benefícios: 

15.  Qual o motivo da transferência de gestão dos Planos Sanprev para o Banesprev? 

Resposta: A transferência de gestão ocorreu em virtude de vontade do Patrocinador principal o Banco Santander. 

O BANESPREV - Fundo Banespa de Seguridade Social é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, sem fins lucrativos, constituída em 17 de fevereiro de 1987, de acordo com a autorização do Ministério da Previdência e Assistência Social, através da Portaria nº 3.921, de 28 de janeiro de 1987, com a finalidade de complementar a aposentadoria e conceder outros benefícios de natureza previdenciária aos funcionários do Conglomerado BANESPA e CABESP. 

A partir de 02/01/2017, a entidade passou a administrar e executar doze Planos de Benefícios constituídos: Plano BANESPREV I, Plano BANESPREV II, Plano BANESPREV III, Plano de Benefícios IV, Plano de Complementação de Aposentadorias e Pensões do Banespa - "Plano Pré-75", Plano V de Complementação de Benefícios Previdenciários, Plano DCA, Plano DAB e Plano de Aposentadoria CACIBAN, Plano Sanprev I, Plano Sanprev II e Plano Sanprev III, todos devidamente aprovados pelo órgão fiscalizador (atual PREVIC – Superintendência Nacional de Previdência Complementar).  

Com a chegada dos Planos Sanprev, a entidade passou a prestar serviços para quase 31.000 participantes, ocupando o 8º lugar no ranking da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP), que engloba 260 fundações brasileiras.

​16.  A data do pagamento dos benefícios continuará a mesma? 

Resposta: Sim. O pagamento de benefícios é realizado sempre no dia 20 de cada mês. Quando este dia cai em sábados, domingos ou feriados, o pagamento é realizado no dia útil que anteceder ao dia 20.

17.  O convênio com a APAN – Associação dos Antigos Participantes da Norprev - será mantido para permitir o desconto das mensalidades/contribuições associativas em folha de pagamento?

Resposta: Sim.

18.  Como faço para requerer meu benefício, solicitar empréstimos ou algum outro serviço junto ao Banesprev? 

Resposta: O Banesprev possui uma Central de Atendimento que é responsável por esclarecer suas dúvidas e acolher suas solicitações, inclusive encaminhando-as às demais áreas da entidade e acompanhando o andamento dos chamados. O contato com a Central pode ser feito através dos seguintes canais: 

19.  Preciso tomar alguma providência durante a transferência de gestão ou entrar em contato para atualizar meu cadastro? 

Resposta: Não. Sua condição de participante dos planos de benefícios Sanprev foi preservada na transferência.  Quanto à atualização de seu cadastro, pedimos apenas que verifique se você recebeu o Kit de Boas-vindas (informações acima) que encaminhamos recentemente. Caso não tenha recebido, entre em contato com a nossa Central de Atendimento, solicitando o reencaminhamento do material.

 
Rua Alvares Penteado, 160 – 2º andar – Centro - São Paulo/SP – CEP: 01012-000
Fones: 3004-1001 (Regiões Metropolitanas) ou 0800-705-1001 (Demais localidades)
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Horário de Atendimento Pessoal: De segunda a sexta-feira das 10h às 16h - Demais atendimentos (telefone/email): segunda a sexta-feira das 09h às 18h.
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