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Governança Corporativa

​​Governança corporativa é o sistema de gestão, pelo qual os atos praticados pelos dirigentes estejam alinhados com a legislação e normas setoriais vigentes, bem como com adoção de boas práticas, observados princípios basilares capazes de harmonizar seus interesses com os dos participantes.​​

No Banesprev, a sua Governança é estruturada de forma a conceder segurança aos seus participantes embasada na ética e transparência, assegurando-lhes resultados financeiros. 

Princípios fundamentais de governança

Os princípios fundamentais de governança corporativa do Banesprev são:

1. ​​Transparência – disponibilização de informações aos participantes, assistidos, aposentados, pensionistas, patrocinadores e órgãos reguladores;

2.  Equidade – tratamento isonômico e não discriminatório de partes interessadas, levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas;

3.   Prestação de contas – Os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo;

4.  Responsabilidade corporativa – Os agentes de governança zelam pela viabilidade econômico-financeira do Banesprev.​


Gestão de Riscos e Controles Internos​​

No Banesprev, a gestão de riscos é tratada com excelência, tendo em vista a sua importância para uma Governança robusta. ​

Em 2021, a entidade aprovou a Política de Gestão de Riscos e Controles de Riscos, tendo suas diretrizes relacionadas à gestão de riscos e controles internos do Banesprev com o objetivo de apoiar a gestão da entidade na administração dos planos de benefícios e da própria entidade, agregando valor também melhorando o ambiente de controles internos visando garantir o correto, completo e tempestivo registro das operações realizadas pela entidade assim como em relação às ações de prestação de contas a todos os stakeholders.

Através da utilização da metodologia de avaliação de riscos e controles internos, são verificadas eficácia e eficiência dos ambientes relacionados aos processos para proporcionar o correto funcionamento dos mesmos e informações de qualidade para a tomada de decisão dos gestores e alta administração da entidade, disseminando com o apoio da alta administração a cultura de gestão de riscos e promover essa atuação em todos os níveis da entidade, objetivando o constante aprimoramento dos processos e controles internos.

A gestão adequada dos riscos identificados permite reduzir os impacto​​​​s financeiros, regulatórios e de imagem oriundos da materialização dos riscos. A padronização de avaliação de riscos em toda a organização permite comparações, dentre as quais se destacam, os níveis de exposição a riscos entre processos e áreas bem como a efetividade dos controles internos de cada área, demonstrando adequadamente o nível de maturidade do Sistema de Controles Internos e colaborando com a indicação dos processos e controles que devem ser priorizados e melhorados por meio do estabelecimento de planos de ação compatíveis com o grau de exposição e probabilidade de incidência dos riscos tratados.

O Banesprev possui ainda outras formas de gestão, como o Manual de Controles Internos, documento que define conceitos e procedimentos para Controles Internos, determinando principais atividades de controle, dentre elas Alçadas, limites, autorizações, conciliação, controles de acesso físico, controles de acesso lógicos, definições de atribuições  e responsabilidade, disponibilização e padronização de informação, execução de plano de contingência, manutenção de registros, monitoração, treinamento e  validação.


Segurança da Informação​

O Banesprev, por meio da Política de Segurança da Informação, estabelece medidas de utilização segura para proteger todos os ativos de informação, não se limitando aos dados dos nossos participantes (ativos, aposentados, assistidos e seus beneficiários), empregados, terceirizados, prestadores de serviço e outros públicos com os quais se relaciona.

A proteção de dados, a partir da vigência da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que entrou em vigor em 18/9/2020, é uma prioridade pelo Banesprev, tendo esta Entidade aprovado a Política Corporativa de Proteção e Dados, tratando com total responsabilidade a privacidade de participantes (ativos, aposentados, assistidos e seus beneficiários), empregados, terceirizados, prestadores de serviço e outros públicos com os quais se relaciona.​


Conselho Deliberativo​

O Conselho Deliberativo é um órgão de deliberação e de orientação do BANESPREV, cabendo-lhe básica e principalmente, fixar, dentro dos objetivos sociais, a política do BANESPREV e estabelecer diretrizes e normas gerais de organização, administração e operação. 

Entre outras responsabilidades é sua atribuição deliberar sobre: reformas do Estatuto e das Regulamentações Básicas, orçamento-programa e suas eventuais alterações, plano de custeio, planos de aplicação dos bens patrimoniais, observada a legislação pertinente e normas aplicáveis, admissão de novas Patrocinadoras, relatório anual e prestação de contas do exercício, após a apreciação e exame do Conselho Fiscal; novos investimentos e assuntos relacionados com estrutura organizacional e normas gerais de administração.



Diretoria Executiva
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A Diretoria Executiva é o órgão de administração do BANESPREV, cabendo-lhe executar e fazer executar todos os atos necessários ao seu bom funcionamento, de acordo com as disposições do Estatuto, dos Regulamentos dos planos de benefícios administrados pelo BANESPREV e das diretrizes e normas gerais aprovadas pelo Conselho Deliberativo. 

São suas responsabilidades, entre outras: submeter à aprovação do Conselho Deliberativo os documentos; propostas, projetos, regulamentos, planos, relatórios e demais documentos; aprovar os quadros e a lotação do pessoal do BANESPREV, bem como o respectivo plano salarial, aprovar a celebração de contratos, acordos e convênios que não importem na constituição de ônus reais sobre os bens do BANESPREV, autorizar a aplicação de curto prazo de disponibilidades eventuais, respeitadas as condições regulamentares pertinentes, autorizar alterações orçamentárias de acordo com as diretrizes previamente fixadas pelo Conselho Deliberativo, dirigir, orientar, controlar, fiscalizar e acompanhar as atividades técnicas e administrativas, mesmo quando estejam contratadas com terceiros, apresentar e publicar, mensalmente, balancetes e relatórios consubstanciados de suas atividades e anualmente, o balanço do exercício anterior.


Conselho Fiscal
 
O Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização do BANESPREV, cabendo-lhe, precipuamente, zelar pela gestão econômico-financeira.
 
Cabe ao Conselho Fiscal: examinar e aprovar balancetes do BANESPREV, emitir parecer sobre o balanço anual, bem como sobre as contas e os demais aspectos econômico-financeiros dos atos da Diretoria Executiva, examinar, a qualquer época, os livros e documentos do BANESPREV, lavrar as atas de suas reuniões, inclusive os pareceres e os resultados dos exames procedidos, enviando cópias ao Conselho Deliberativo, apresentar ao Conselho Deliberativo parecer sobre os negócios e as operações sociais do exercício, tomados por base o balanço, o inventário e as contas da Diretoria Executiva, acusar as irregularidades verificadas, sugerindo medidas saneadoras ao Conselho Deliberativo.



Organograma
 
A estrutura organizacional do Banesprev está representada em seu organograma funcional e mostra as unidades organizacionais responsáveis pelos processos de gestão da entidade.
 
Para ver o organograma funcional do Banesprev Clique aqui
 
 
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