Nossa História
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O BANESPREV, Fundo Banespa de Seguridade Social, foi criado em 28 de janeiro de
1987, com o objetivo de complementar os benefícios de aposentadoria e pensão
pagos pelo sistema oficial de previdência (INSS). Trata-se de uma entidade de
previdência privada fechada cujos participantes são os funcionários do Banco do
Estado de São Paulo e empresas do conglomerado Banespa e CABESP.
Conheça alguns fatos importantes da nossa história:
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Março
Após finalizado o prazo de migrações voluntárias para o novo plano CD,
foi aprovado pelo Patrocinador a criação do 13º Plano a ser administrado
pelo Banesprev.
O Plano nasceu gigante, com um Patrimônio de R$ 1 Bilhão de Reais, quando
comparado aos 421 planos CDs existentes no mercado de Previdência
Brasileiro, onde a média de Patrimônio é de R$ 300 milhões.
Maio
Em maio de 2021 a Previc, por meio da Portaria 269 publicada no Diário
Oficial da União de 13.05.2021 (Seção 1, página 316), aprovou a proposta
de alteração no Estatuto Social do Banesprev. Dentre as alterações, estão
a implementação de processo seletivo para membros da Diretoria Executiva,
a simplificação da composição dos Conselhos da Entidade, a adequação da
periodicidade das reuniões, entre outras.
Setembro
A Previc, por meio da Portaria nº 611 de 13/09/2021, autorizou a
aplicação do regulamento do Plano CD Banesprev, possibilitando aos
participantes dos planos BPDs, ou seja, Banesprev I, II, V, Pré-75,
Sanprev I, DAB, DCA e Caciban, optarem pela migração voluntária de suas
reservas individuais de migração. O prazo para migração teve início em
14/10/2021, com data limite de encerramento até 11/02/2022, sendo que os
participantes puderam contar com uma equipe multidisciplinar dedicada em
oferecer todo o suporte aos participantes na tomada de decisão. Além de
uma central exclusiva para tirar todas as dúvidas e efetuar simulações,
o tema foi amplamente divulgado em diversos canais como e-mails, sms,
vídeos explicativos, games, lives com especialistas, além de um site
exclusivo com vasta informação sobre o Plano CD Banesprev, tudo para
garantir uma interação sempre pautada na transparência, presteza e
agilidade, num momento tão importante. Também em Setembro por meio da
Portaria nº 611 de 13/09/2021, foram aprovadas pela Previc as adaptações
nos regulamentos dos planos BDs do Banesprev, ou seja, o Plano de Benefícios
BANESPREV I, o Plano de Benefícios BANESPREV II, o Plano de Benefícios
SANPREV I, o Plano Pré-75, o Plano V de Complementação de Benefícios
Previdenciários, o Plano DAB de Aposentadoria, o Plano DCA de Aposentadoria
e o Plano de Aposentadoria CACIBAN. As adaptações foram realizadas com o
objetivo de definir as regras e condições para os participantes e assistidos
desses planos que quiseram migrar voluntariamente para o novo Plano CD
Banesprev durante o período de migração.
Janeiro
Disponibilizamos aos nossos participantes a ferramenta de Recadastramento
Online, possibilitando mais comodidade, agilidade e segurança ao processo.
Uma melhoria, para que os participantes possam fazer seu Recadastramento com
toda segurança na comodidade da sua casa. O acesso à ferramenta é feito
pelo próprio participante no site do Banesprev, por meio da área logada.
Além de atualizar os dados, o participante também efetua sua prova de vida,
de forma simples e rápida.
Fevereiro
Com o objetivo de melhorar o processo de Concessão de Benefícios e diminuir
o volume de impressões em papel, o Banesprev implantou um sistema de gestão
digital que permite que toda documentação enviada pelo participante, bem como
os documentos que compõem o processo possam ser armazenados virtualmente,
sem a necessidade de impressão.
Março
Por questões de segurança e prevenção ao COVID 19, o Banesprev elaborou e
executou o Plano de contingência mantendo 98% dos colaboradores em Home Office.
Neste período o Banesprev manteve o seu compromisso em assegurar o pagamento
dos benefícios previdenciários para os mais de 25 mil assistidos, bem como de
gerenciar as reservas matemáticas dos participantes.
Outubro
Foi implantado o empréstimo online permitindo que o participante possa
simular e contratar o crédito, no portal Banesprev. As regras da contratação
estão disponíveis na área logada no Site.
Julho
O Banesprev mudou a sede da empresa da Rua Álvares Penteado para a
Avenida Liberdade, 823. Além do espaço moderno, de fácil acesso
(próximo à estação Liberdade do Metrô) e melhor adaptado às necessidades
da entidade e seus participantes, o atendimento do Banesprev conta com
um espaço 100% dedicado a essa atividade. A logomarca da entidade também
foi modernizada e todo material gráfico foi atualizado. A área de
Tecnologia, de acordo com a deliberação da Diretoria Administrativa,
apoiou o processo de mudança de todo o parque tecnológico para a nova
sede do Banesprev. Nesse processo, foram migrados todos os servidores,
rede Santander e Banesprev, desktops, telefonia e toda a operação para
o novo ambiente.
Setembro
Nosso compromisso com os participantes é manter a qualidade dos
serviços que prestamos, com competência profissional e transparência
nas atividades. Em setembro, migramos o Sistema de Gestão da
Qualidade para a norma ISO 9001:2015 e conseguimos, mais uma vez, a
recertificação.
Janeiro
No dia 2/1/2017
passamos a administrar mais três Planos de
Benefícios: Sanprev I, Sanprev II e Sanprev III.
A transferência de gestão da Sanprev para o
Banesprev foi devidamente aprovada pela PREVIC –
Superintendência Nacional de Previdência
Complementar. Agora temos mais 3.700
participantes (ativos e assistidos) na nossa
entidade.
Fevereiro
No dia 17 de
fevereiro o Banesprev completa 30 anos de
existência. Há muito o que comemorar: a entidade
ocupa hoje o 9º lugar no ranking da Associação
Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência
Complementar (ABRAPP) e chega ao 30º aniversário
com uma população superior a 27 mil pessoas
(ativos e assistidos) e um patrimônio líquido de
cerca de R$ 14 bilhões.
Janeiro
O Banesprev iniciou o ano aumentando o número de planos que administra.
Implantados os Planos de benefícios DCA, DAB e CACIBAN.
Com os novos planos, mais 925 pessoas passaram a fazer parte da ‘família Banesprev’.
Fevereiro
O portal da entidade estreou seu novo visual.
Nossos agradecimentos aos participantes que nos enviaram sugestões.
Maio
Posse dos membros indicados pela Associação dos funcionários Aposentados do
Banco Meridional e pelo patrocinador Banco Santander S.A. Foram realizados mais dois encontros
da Semana Bom Saber (maio e outubro). No total, 140 pessoas. No início do segundo
semestre o Banesprev deu início ao processo de habilitação de seus dirigentes na PREVIC.
Agosto
Realizada Assembleia Geral Ordinária para discutir a proposta orçamentária,
a política de investimentos para 2016, custeio do Plano II e análise e deliberação sobre
o balanço patrimonial, entre outros assuntos, contando com mais de 2 mil participantes, entre diretos,
outorgantes e com procuração.
Dezembro
Como parte de sua política de qualidade, o Banesprev mantém o compromisso
com a gestão da qualidade dos serviços que presta aos participantes. Desde 1998, quando começaram
os trabalhos para a certificação de nossos processos, vimos mantendo a Certificação ISO 9001: 2008.
Em dezembro, por meio de auditoria de supervisão realizada pela Fundação Vanzolini, a entidade
cumpriu mais uma vez os requisitos da norma e recebeu a recertificação.
Fevereiro
Demonstrativo sem
Papel: A partir de 20 de fevereiro, o Banesprev
iniciou o Programa Demonstrativo sem
Papel e deixou de enviar aos
participantes a versão impressa dos holerites
(demonstrativos de pagamento), adotando a
prática da sustentabilidade empresarial.
Semana Bom Saber – Foram realizadas mais duas
edições do evento em 2015 (em junho e outubro),
que contaram com a presença de 104
participantes nas palestras de conteúdo
livre (Vivendo com Saúde, Encontros com os
Diretores e Educação Financeira) e 52
participantes na palestra sobre
preparação e vivência da aposentadoria (Viver
Melhor). A avaliação positiva da Semana superou
os 95%.
Setembro
Nova Sede - mudança
da sede do Banesprev para a Rua Álvares
Penteado, 160, 2º andar – Centro – SP. Por
ocupar um único andar, no novo espaço há uma
maior integração entre as áreas.
Implantado o Novo
Sistema de Gravação de Voz – que permitirá a
integração ao Sistema CRM através da associação
a gravação telefônica ao registro de atendimento
do participante.
Novembro
Recertificação do
Processo de “Concessão e Pagamento de
Benefícios” pela Norma ISO 9001-2008.
Melhorias no portal: Implantada
a nova forma de login pelo “CPF” do
participante, nova forma de autenticação no
portal, implantação da Extranet, com a
utilização do espaço pelos membros dos Conselhos
e Comitês da entidade.
Sistema de Gestão da Qualidade - Implantação da
nova versão do sistema de controle de ações e de
documentos da entidade utilizando a tecnologia
WEB.
Implantação do Sistema CRM (Customer
Relationship Management) – Gestão de
Relacionamento com o Cliente trouxe benefícios a
todos os participantes, com o aperfeiçoamento
dos registros de todos os contatos e o histórico
das manifestações.
Processos eleitorais: Concluído
o processo eleitoral da Diretoria
Administrativa/Diretoria Financeira/Comitê de
Investimentos.
Comitê Gestor dos Planos I, III e IV – criação e
eleição para o novo comitê.
Semana Bom Saber: Foram
realizadas as 29ª (Maio/2013) e 30ª
(agosto/2013) turmas da semana de educação
financeira e previdenciária da entidade.
Portal: Divulgação maior do
espaço dos Conselheiros, com a utilização também
pelo Conselho Deliberativo e não somente o
Comitê de Investimentos.
Processos eleitorais: Concluído
o processo eleitoral do Conselho
Deliberativo/Conselho Fiscal/ Comitê Gestor do
Plano V e início do processo eleitoral da
Diretoria Administrativa/Diretoria
Financeira/Comitê de Investimentos.
Junho
Conclusão dos Planos de
Continuidade dos Negócios – PCN, com a execução
do 1º teste e participação de todas as áreas da
entidade.
Novembro
Recertificação do
Processo de “Concessão e Pagamento de
Benefícios” pela Norma ISO 9001-2008.
Dezembro
Diretoria Executiva
aprova a aquisição do Sistema CRM (Customer
Relationship Management) importante ferramenta
de gestão do relacionamento entre os
participantes e o Banesprev.
Março
PREVIC aprova o Programa
de Educação Financeira e Previdenciária do
Banesprev, o que permitiu a dispensa de envio do
Relatório Anual de Informações por meio impresso
e colocou à disposição um programa de educação
nos moldes aprovados pela PREVIC.
Abril
1ª Reunião do Comitê
Gestor do Plano II: Em 19/04/2011, tomaram posse
os indicados pela patrocinadora e associações
dos funcionários.
Agosto
Novo Portal do
Banesprev foi lançado em 22/08/2011. As novas
páginas eletrônicas do Banesprev ganharam em
apresentação, recursos e integração de sistemas.
Janeiro
A Comissão Técnica da Fundação
Vanzolini decidiu pela Re-certificação do
Sistema de Qualidade do Banesprev pela norma NBR
ISO 9001:2008. Em 27/08/2010 foi aprovado pela
PREVIC – Superintendência Nacional de
Previdência Complementar - o novo estatuto da
entidade. Modificado com o envolvimento dos
participantes e patrocinadoras, traz melhorias
aos processos de gestão da entidade, como a
adequação do processo eleitoral, a previsão de
criação de comitês gestores para os planos e a
possibilidade dos assistidos serem diretores da
entidade.
Após a 785ª Reunião da Comissão Técnica da Fundação
Carlos Alberto Vanzolini, realizada no dia 03/03/09,
o diretor de certificação deliberou pela concessão
da Certificação do Sistema da Qualidade ao
Banesprev, re-certificando mais uma vez o
Banesprev.
Janeiro
É criado o Plano V
de Complementação de Benefícios Previdenciários. Em
menos 1 mês a entidade já realizou o 1º pagamento
aos beneficiários deste plano.
Setembro
Foi implantado o Plano de
Benefícios IV para atender aos funcionários
contratados pelo Banco Santander após o processo de
privatização.
Janeiro
Foi implantado um novo
sistema integrado de informática que modernizou
a gestão da entidade, integrando os processos de
realização dos produtos da entidade.
Novembro
No dia 23, o BANESPREV adequou seu sistema da
qualidade à versão 2000 da norma ISO 9001 com a
obtenção de novo certificado.
Fevereiro
No dia 28, o BANESPREV conquista a
certificação ISO 9002 em relação ao Processo de
Concessão de Benefícios.
Fevereiro
No dia 7, o Banespa, principal
patrocinador do BANESPREV, propôs 02 novos
planos a seus funcionários: O Plano
Pré-75 e o Plano III. Atualmente,
apenas o Plano III encontra-se disponível para
novas adesões.
Outubro
Entrou em vigor um novo plano de
benefícios do BANESPREV chamado de Plano
II, ao qual aderiram a maioria dos
funcionários do Banco do Estado de São Paulo e
empresas do conglomerado e CABESP.
Janeiro
No dia 28, a Secretaria de
Previdência Complementar aprova a criação do
BANESPREV. Em 17 de fevereiro do mesmo ano,
iniciaram-se as atividades da entidade com a
realização da primeira reunião da Diretoria
Executiva e em 28 de fevereiro foi instituído o
hoje chamado Plano I do
Banesprev.
Novembro
A Diretoria do Banespa, em 11/11/1985, decide
pela criação do BANESPREV e estabelece que o
Fundo Banespa de Seguridade Social se incumbirá
da tarefa de complementar a aposentadoria de
todos os funcionários do conglomerado e dos
empregados do Banco que tenham sido admitidos
após 23/05/1975. A partir desta data iniciam-se
os trabalhos de implantação do fundo.
Dezembro
Em 19/12/1977, a Diretoria do Banespa cria um
Grupo de Trabalho com a finalidade de estudar a
conveniência de se instituir uma entidade de
previdência privada responsável pela
complementação dos benefícios previdenciários
dos funcionários do banco e de seu
conglomerado.
O governo federal cria o Instituto Nacional de
Previdência Social que abrange institutos
criados em 1934.
A Diretoria do Banespa aprova uma resolução
datada de 22.08.62, que amplia benefícios já
constantes no Regulamento de Pessoal e institui
o benefício da complementação da aposentadoria.
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