Informe de rendimentos 2023

Prezados participante​​​s,

Os Informes de Rendimentos Ano-Calendário 2023 dos aposentados e pensionistas estarão disponíveis no portal Banesprev, em sua área logada, a partir do dia 29/02/2024.​

Para consulta acesse o site: www.banesprev.com.br e siga as orientações abaixo:

  • Clique no canto direito superior em “Acesse Aqui a Área do Participante”;
  • Faça o login com CPF, Data de Nascimento, Senha e Código de Validação;
  • À direita da página, no Menu Homeprev, clique em Informe de Rendimentos;
  • Preencha o ano de 2023 ou o período desejado;
  • Clique na lupa e faça o download do documento.

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​Para sua comodidade, disponibilizamos um material explicativo dos principais campos do seu Informe de Rendimentos.

Perguntas Frequentes – Informe de Rendimentos

1) Tenho dois benefícios, mas só recebi um informe?

R: No informe consta o valor dos dois benefícios, já que os dados são transmitidos à Receita Federal por CPF.

2) Recebo pensão de alimentos e não recebi o informe para declarar no imposto de renda?

R: O Banesprev não envia informe à pensionista de alimentos, tendo em vista que não somos a fonte pagadora. Entretanto, mediante solicitação, podemos enviar uma declaração. Se necessário, contate nossa Central de Atendimento.

3) Sou participante Autopatrocinado ou BPD, onde retiro a declaração de contribuição para abatimento na Declaração de Renda?

R: As Declarações de Contribuições para Abatimento na Declaração de Renda serão encaminhadas por e-mail, pelo endereço: “banesprevarrecadacaoatuaria@mcm.net.br“, e/ou pelos correios, no dia 29/02/2024. Estes documentos não estão disponíveis no portal para download, segundas vias devem ser solicitadas à Central de Atendimento.

4) Sou autopatrocinada do Plano II e o valor que consta na declaração é menor do que contribui ao longo do ano. Há algum problema?

R: Não. As contribuições extraordinárias não constam na declaração, sendo somente permitido utilizar para abatimento, as contribuições normais vertidas ao Plano.

5) Preciso declarar o valor da minha reserva e o que contribui ao longo do ano. Essas informações estão disponíveis no portal?

R: É necessário declarar somente as contribuições vertidas ao plano. As declarações de contribuições, foram encaminhadas via e-mail, pelo endereço “banesprevarrecadacaoatuaria@mcm.net.br“, e/ou pelo correio, aos participantes que não tem e-mail cadastrado.

6) Sou participante optante pelo BPD sem Risco, como faço para declarar?

R: Informamos que não há declaração a ser enviada ao participante optante pelo Instituto – BPD sem risco, já que não foram vertidas contribuições ao Plano. Com exceção ao Plano Sanprev III, em que é permitida contribuições esporádicas. Para esses casos a declaração já foi emitida e enviada, se necessário poderá solicitar 2ª via junto à Central de Atendimento.

7) Realizei o resgate da minha reserva de poupança, como faço para ter acesso ao informe de rendimentos pagos?

R: Caso você tenha realizado o Resgate dos seus recursos em 2023, encaminhamos por e-mail o Informe de Rendimentos pagos, para que o valor recebido e o imposto de renda descontado na fonte sejam declarados em sua Declaração de Ajuste Anual.

8) Sou Participante Ativo como consultar as contribuições vertidas ao plano para abatimento na Declaração Anual?

R: Aos participantes Ativos, isto é, aqueles que mantêm vínculo empregatício com o patrocinador, o informe com as contribuições feitas ao plano é disponibilizado pelo RH da Patrocinadora.

9) As contribuições à previdência são deduzidas da base de cálculo do imposto de renda?

R: As Contribuições a Entidade de Previdência Privada são deduzidas da base de cálculo do Imposto de Renda a ser retido na Fonte. Constituem dedução na Declaração de Ajuste Anual até o limite de 12% dos Rendimentos Tributáveis.

10) Como acessar o meu informe de empréstimo?

R:Os informes foram encaminhados via e-mail, pelo endereço “banesprevcontratos@mcm.net.br”, e/ou pelos correios, no dia 09/02/2024.
Os documentos não estão disponíveis no portal para download, sendo assim, segundas vias devem ser solicitadas à Central de Atendimento.