​Outubro é Rosa

Até o final do mês você vai se deparar – na imprensa e nas redes sociais – com imagens de um lacinho rosa, cor que simboliza a campanha Outubro Rosa, um movimento internacional criado para conscientizar a população sobre a prevenção e controle do câncer de mama, doença que mais provoca a morte de mulheres no Brasil.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens. Segundo o INCA, se descoberto no início, existe 95% de probabilidade de recuperação total. Por isso, quanto mais cedo se fizer o diagnóstico, mais chances de cura.

O movimento começou nos Estados Unidos na década de 1990 e foi se espalhando por vários países do mundo. No Brasil vem crescendo a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e em outubro, segundo o Ministério da Saúde, também aumenta o número de pedidos de exames.

A mamografia é uma das maneiras de identificar a doença. Além disso, é muito importante que as mulheres incorporem na rotina o autoexame da mama.

De acordo com o INCA, estima-se que 30% dos casos de câncer de mama possam ser evitados com as seguintes práticas:

. Praticar atividade física

. Alimentar-se de forma saudável

. Manter o peso corporal adequado

. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

. Amamentar