Notícias 15.08.2024
Previc: Diretoria de Licenciamento atende 100% dos pedidos de licenciamento e habilitação dentro do prazo
A Diretoria de Licenciamento (Dilic) da Previc atendeu 100% das demandas de licenciamento de planos e de habilitação de dirigentes dentro do prazo regulamentar, de acordo com o informe gerencial de julho de 2024. No total, foram atendidos 138 pedidos de licenciamento em julho – o que representa crescimento em relação ao mês anterior, quando foram atendidas 129 demandas. Já as habilitações de novos dirigentes foram 71 demandas atendidas, ante 73 do mês anterior – todas dentro do prazo.
O Diretor-Presidente da Abrapp, Jarbas Antonio de Biagi, destaca o trabalho realizado pela Diretoria da Previc na aprovação das demandas de licenciamento. “Os números apresentados pela Previc no decorrer do ano demonstram a pujança e a atuação forte para o fomento e melhoria dos planos de benefícios para a adesão de novos participantes, novos planos, inscrições automáticas, ajustes regulamentares, entre outras demandas”, diz Jarbas.
O relatório da Dilic registrou um total de 416 processos em andamento em julho, sendo que 101 estavam na fase de distribuição; 136 em análise; e 179 em revisão. O informe mostra que entraram 289 novos pedidos diversos. O saldo anterior de demandas em junho era de 448. Apesar da forte procura por novos pedidos, a Diretoria de Licenciamento tem procurado cumprir os prazos até mesmo antes do final do prazo máximo definido pela regulação do setor.
É o caso da adaptação dos regulamentos dos planos para a implementação da inscrição automática. Conforme noticiado neste Blog, o primeiro caso específico, da EQTPrev, que teve o pedido de ajuste regulamentar analisado e aprovado em menos de uma semana.
“Decidimos não esperar pela atualização da Resolução nº 23/2023. Entramos em contato direto com a Diretoria de Licenciamento para avisar que enviaríamos o pedido de alteração do regulamento pelo procedimento normal”, disse Luiz Brum, Diretor de Seguridade da EQTPrev. A entidade utilizou o modelo padronizado disponibilizado pela autarquia. O resultado é que o pedido foi aprovado em um prazo bastante rápido, de menos de uma semana. “A Diretoria de Licenciamento da Previc foi bastante ágil, mesmo se tratando do procedimento normal”, explicou o Diretor na ocasião – leia mais.
O informe da Dilic é divulgado mensalmente pela autarquia e demonstra o resultado da série de ações da diretoria, que está promovendo esforços para permitir maior rapidez e agilidade na análise de processos.
Acessei o Informe Gerencial de Julho de 2024 da Dilic na íntegra através do link https://blog.abrapp.org.br/wp-content/uploads/2024/08/SEI_0701554_Despacho.pdf (Abrapp/AssPreviSite)
CD da Abrapp aprova as normas de seleção do Diretor-Presidente da associação e escolhe Devanir Silva para o cargo no triênio 2025/2027
O Conselho Deliberativo da Abrapp aprovou, em reunião extraordinária realizada nesta quarta-feira, 13 de agosto, as normas gerais para o preenchimento de cargo do Diretor-Presidente da associação, aprovando por unanimidade, o nome de Devanir Silva para assumir a presidência no triênio 2025-2027.
Devanir Silva é Superintendente-Geral da Abrapp há mais de 40 anos, e atua no setor desde 1981, possuindo vasta experiência no segmento de previdência privada, com notório reconhecimento, além de extensa produção intelectual sobre o sistema.
“É um momento histórico, não só para a Abrapp, mas também para o segmento, pois o nome do Devanir Silva, sua história de vida pessoal e profissional, se confunde com o sistema”, declarou o Presidente do Conselho Deliberativo, Luis Ricardo Marcondes Martins, ao Blog Abrapp em Foco.
Segundo ele, o conselho estabeleceu as normas para escolha do novo presidente dentro do processo evolutivo, de modernização e atualização da associação. “É mais do que justo dar início a esse movimento profissionalizante tendo alguém que conhece como ninguém não só a Abrapp, mas também o sistema”, disse Martins.
“O nome de Devanir Silva foi indicado por aclamação”, disse o atual Diretor-Presidente da Abrapp, Jarbas Antonio de Biagi. “As manifestações foram uma forma de reconhecimento expresso ao desenvolvimento do sistema e da Abrapp sob a supervisão, superintendência e iniciativas de Devanir”, reiterou.
A deliberação de hoje, segundo Biagi, foi positiva também para manter a estabilidade da associação, dando continuidade às suas pautas. “Quando ocorrerem as inscrições dos representantes para vice-presidentes, já teremos o nome do presidente indicado”, completou.
Processo de seleção
O novo formato de escolha do dirigente foi estabelecido há dois anos, por meio de uma alteração no estatuto da Abrapp, conforme explicou Martins. “Pela força e representatividade que a Abrapp tem, buscamos, em 2022, a atualização do estatuto, já prevendo que teríamos um período de transição em sua estrutura organizacional para buscar uma profissionalização de seu presidente”.
Assim, a reforma estatutária estabeleceu a competência do Conselho Deliberativo para dar início ao processo de escolha, indicação e nomeação do novo Diretor-Presidente da Abrapp. Dentro dessa competência, caberia ao próprio conselho também aprovar as normas gerais do processo de seleção.
Para isso, foi constituído um Grupo de Trabalho para estruturar e elaborar essas normas gerais e escolher um presidente profissional através de um candidato unânime, ou de um processo de seleção. Segundo Martins, houve unanimidade na indicação do nome de Devanir Silva.
Ele parabenizou ainda o trabalho do atual presidente, Jarbas de Biagi, no atual momento de transição da gestão. “As conquistas que a Abrapp teve ao longo desses dois anos são marcantes, históricas”, disse. Biagi atuará como Diretor-Presidente da Abrapp até o final deste ano, quando encerra seu mandato de transição de dois anos. (Abrapp/AssPreviSite)
Petros: Rentabilidade cresce em julho e fica bem acima da meta
Com o retorno de investidores estrangeiros aos mercados emergentes e, diante da expectativa para o início do ciclo de corte de juros nos EUA, o Ibovespa encerrou o mês de julho com o melhor resultado do ano: alta de 3,02%, após um primeiro semestre negativo. Essa recuperação da Bolsa se refletiu no resultado dos investimentos da Petros, que avançaram 1,14% no período, superando o objetivo de retorno médio da Fundação, de 0,73%.
No ano, o rendimento acumulado é de 4,80%, frente ao objetivo de 5,65%.
Diante do bom desempenho, sobretudo no segmento de renda variável, que avançou 3,25%, acima do Ibovespa (3,02%), e em investimentos estruturados, com alta de 2,23%, todos os planos administrados pela Fundação superaram seus respectivos objetivos de retorno no mês.
A renda fixa, que concentra a maior parte dos investimentos, rendeu 0,91% em julho, em linha com o CDI (0,91%), benchmark para o segmento.
Os investimentos imobiliários tiveram rentabilidade de 0,12%, em operações com participantes o retorno foi de 0,91% e, nos investimentos no exterior, de 1,18%.
Confira abaixo os resultados de cada segmento frente ao seu benchmark.
Cenário para agosto
O mês começou com o mercado agitado, diante da divulgação de dados mais fracos da economia americana. Enquanto isso, no Brasil, houve sinalização de cautela e vigilância por parte do Comitê de Política Monetária em relação às próximas decisões de juros a serem tomadas, com preocupações atreladas à desancoragem das expectativas e depreciação cambial.
O mercado segue aguardando maior clareza dos dados, mas o início da queda de juros na economia americana a partir de setembro pode favorecer o fluxo para mercados emergentes, com reflexo positivo no câmbio e no Ibovespa.
O desenrolar da corrida eleitoral americana e da transição na presidência do Banco Central no Brasil são elementos adicionais que podem impactar o mercado neste mês.
Em meio a esse cenário, nosso time de investimentos segue atento aos desafios e oportunidades, de modo a alcançar o melhor retorno ajustado ao risco de cada plano no longo prazo.
Para conferir a rentabilidade prévia do seu plano, acesse o Painel de Investimentos. E confira o Informe Econômico para entender melhor o cenário macroeconômico no mês de julho.
Ver tabelas e gráficos através do link da matéria: https://www2.petros.com.br/web/guest/w/rentabilidade-cresce-com-recupera%C3%A7%C3%A3o-da-bolsa (Petros/AssPreviSite)
Forluz: Fundação não funcionará no feriado de 15 de agosto
A Forluz informa aos seus participantes que não funcionará nesta quinta e sexta-feira, dias 15 e 16 de agosto, em função do feriado de Nossa Senhora da Assunção.
As atividades voltam ao normal na próxima segunda-feira, 19 de agosto. O atendimento presencial é feito na sede da Entidade, em Belo Horizonte, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já a Central de Atendimento opera nos mesmos dias, de 8h30 as 17h30.
Vale lembrar que o Bolt, chatbot da Fundação, funciona 24 horas por dia e oferece uma série de serviços, tais como consulta aos beneficiários, acompanhamento da rentabilidade, envio de Contracheque e Informe de Rendimentos, entre outros. Para conversar com o atendente virtual, basta adicionar o número (31) 3215-6990 e enviar sua mensagem pelo Whatsapp, ou ainda, clicar no ícone disponível no canto inferior desta página. (Forluz/AssPreviSite)
Economus: Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) completa seis anos
Ontem, 14 de agosto, completam-se 6 anos da publicação da Lei 13.709/2018, mais conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que trouxe princípios, obrigações e direitos sobre informações pessoais.
Desde o início, o Economus esteve aderente à Lei e cumpre todos os requisitos dispostos na legislação.
É considerado dado pessoal qualquer informação capaz de identificar uma pessoa natural de maneira direta ou indireta. Esses dados circulam pelas organizações com diversas finalidades e o objetivo da LGPD é que esses fins sejam compatíveis com as expectativas das pessoas.
O direito à proteção dos dados pessoais é importante porque:
Previne organizações de usarem os dados das pessoas para seus próprios objetivos, sem que possam exercer seus direitos sobre esse uso;
Traz responsabilidade a quem roube ou faça mal uso dos dados das pessoas;
Ajuda a construir um ambiente seguro, trazendo oportunidades de crescimento para o País;
Garante que as pessoas possam ter controle sobre os seus próprios dados.
Proteger os dados pessoais é proteger as pessoas, ao mesmo tempo em que mantém a utilização desses dados pelas organizações sem nunca colocar em xeque a privacidade e os direitos dos indivíduos.
Saiba mais sobre as ações realizadas pelo Economus para cumprimento da LGPD: https://portal.economus.com.br/lgpd/ (Economus/AssPreviSite)
Metrus: Suspensão de boletos impressos
PAGAMENTO DE BOLETOS VIA PIX OU DÉBITO AUTOMÁTICO
Você sabia que os boletos do Metrus também podem ser pagos via PIX ou débito automático?
Conte com opções de pagamentos seguras, práticas e simples!
VALE LEMBRAR:
Alinhando as iniciativas ambientalmente sustentáveis, a partir de setembro, os boletos não serão mais enviados por correio.
Para intensificar as ações de sustentabilidade, o Metrus apostará em boletos digitais.
Diante disso, que tal aproveitar as diferentes opções oferecidas pelo Metrus na hora de efetuar o pagamento?
COMO TER ACESSO AOS BOLETOS?
1. E-mail
Os boletos são enviados apenas ao titulares dos planos via e-mail. Para recebê-lo, basta solicitar a atualização do seu endereço eletrônico à Central de Relacionamento do Metrus:
0800 016 05 98
2. Autoatendimento do Site do Metrus
Acesse autoatendimento.metrus.org.br , faça login, digitando seu CPF e sua senha, e clique em ”Financeiro” no menu lateral.
Depois, selecione ”2º via de boleto”.
O sistema listará as faturas a vencer, em aberto e as que já foram pagas.
LEMBRE-SE: Para abrir os boletos eletrônicos é necessário inserir a senha correspondente aos cinco primeiros dígitos do CPF do titular.
PIX:
Mais conveniência e agilidade
O pagamento poderá ser realizado através do QR CODE que aparecerá nos boletos, ou pela ferramenta ”copia e cola” disponível no autoatendimento.
Importante ressaltar que boletos de previdência ou empréstimos ainda não contam com esse recurso.
DÉBITO AUTOMÁTICO:
Praticidade e Segurança
Para quem é CORRENTISTA DO BANCO DO BRASIL, o Metrus ainda oferece a oportunidade de pagamento dos BOLETOS DE SAÚDE VIA DÉBITO AUTOMÁTICO.
Uma forma simples e segura de manter o pagamento do plano sempre em dia.
Saiba como aderir ao Débito Automático utilizando o link https://www.metrus.org.br/boletos-do-metrus-saude-podem-ser-descontados-no-debito-automatico/?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Pix-ou-Debito-Automatico-Como-
voce-prefere-pagar-os-boletos-do-Metrus (Metrus/AssPreviSite)
Vivest: Importância do aleitamento materno para o desenvolvimento do bebê
O leite materno é ideal para o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê, oferecendo uma composição única de nutrientes essenciais e substâncias protetoras.
Benefícios da Amamentação:
• Reduz riscos de alergias, hipertensão, obesidade, diabetes, diarreia e infecções respiratórias
• Fornece todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento infantil
• Auxilia no desenvolvimento oral e na fala
• Estimula um desenvolvimento saudável e emocional do bebê
A OMS recomenda amamentação exclusiva até os seis meses e continuidade com alimentação complementar até os dois anos ou mais. (Vivest/ssPreviSite)
19º ENAPC: Confira os palestrantes confirmados para o 1º dia do evento
O 19º Encontro Nacional de Advogados das Entidades Fechadas de Previdência Complementar – ENAPC será realizado nos dias 19 e 20 de agosto, presencialmente, em São Paulo, no Teatro Sheraton São Paulo WTC Hotel. O mais relevante fórum jurídico do segmento chega à sua nova edição trazendo questões relevantes que serão debatidos por renomados juristas. A abertura do evento será conduzida pelo Diretor-Presidente da Abrapp, Jarbas Antonio de Biagi, e o Diretor Superintendente da Previc, Ricardo Pena Pinheiro.
Durante a programação do primeiro dia, haverá a plenária “Inteligência artificial, inovação e tecnologia em um mundo disruptivo”. Os palestrantes serão: Fábio Lucas de Albuquerque Lima, Subprocurador-Geral do INSS; Ricardo Villas Boas Cueva, Ministro do Superior Tribunal de Justiça; Daniel Becker, Diretor de novas tecnologias no Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA) e Membro das Comissões de 5G e Assuntos Legislativos da OAB/RJ; Carol Hannud, Professora da FGV Direito SP e Head Studio Pact Insights; e Eduardo Henrique Lamers, Assessor da Superintendência Geral da Abrapp.
A próxima plenária será “Precedentes judiciais e segurança jurídica”, com a presença de Lara Corrêa Sabino Bresciani, Sócia da Tôrres Corrêa Advocacia, Eduardo Arruda Alvim, Professor de Direito da PUC/SP, e Luiz Fernando Brum, Consultor Jurídico da Abrapp.
A última plenária do dia abordará o Ato Regular de Gestão e a supervisão do sistema. Estarão presentes Leandro Guarda, Procurador Chefe da Previc; Benjamin Zymler, Ministro do Tribunal de Contas da União; Ophir Cavalcante, Sócio da OC Advogados; Flávio Martins Rodrigues, Sócio da Bocater, Camargo, Costa e Silva e Rodrigues Advogados; e Edward Marcones Gonçalves, Sócio da Marcones Gonçalves Advogados Associados.
Diante das rápidas e profundas mudanças sociais, econômicas e tecnológicas que o mundo vem experimentando, a programação do evento tem como objetivo refletir e discutir os desafios do direito e, em especial, do segmento de previdência complementar fechado, buscando acompanhar suas inovações e evoluções.
Para mais informações e inscrições utilize o link https://www.abrapp.org.br/19enapc/?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=19-ENAPC-PALESTRANTES-DIA-01-13-08
O 19º ENAPC é uma realização da Abrapp com o apoio institucional da UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Ouro: Atlântida Multi-Contábil; Balera Berbel e Mitne Advogados; Barra, Barros & Roxo Advogados; Bocater Advogados; Bothomé Advogados; Gomes Gedeon; JCM Advogados Associados; Linhares & Advogados Associados; Marcones Gonçalves Advogados; Santos Bevilaqua Advogados; Torres e Corrêa Advocacia; Vieira Rezende. Patrocínio Prata: Braga de Andrade Advogados; Pagliarini e Morales Advogados Associados. Patrocínio bronze: Andrade Maia Advogados; Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados; Mattos Filho; MMLC Advogados Associados; PFM Consultoria e Sistemas; Pinheiro Neto Advogados; Raeffray Brugioni Advogados; Romeu Amaral Advogados; Wambier, Yamasaki, Bevervanço & Lobo Advogados. (Abrapp/AssPreviSite)
Investidor Institucional – Destaques para Fundos de Pensão
Acesso exclusivo para assinantes da Revista
– R$ 25 bi em NTN-B de fundações vencendo e semopção de “alongar”
– CD aprova nome de Devanir Silva como próximo presidente da Abrapp
– Valia fecha mês de julho com rentabilidade consolidada de 1,01%
– Fundação Gerdau divulga resultados de julho/2024
– Funpresp-Exe supera sua referência em julho/24
– Previdência aberta tem captação líquida de R$ 30 bi no semestre
Destaque de14 de agosto de 2024 em www.investidorinstitucional.com.br (Investidor Institucional/AssPreviSite)
Senado aprova novas regras para pagamento de dívidas dos estados
O Senado aprovou nesta quarta-feira (14) o projeto de lei que cria o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) para que estados e Distrito Federal possam renegociar dívidas com a União e pagar os débitos em até 30 anos com redução de juros O texto será encaminhado para análise da Câmara dos Deputados.
O Senado aprovou nesta quarta-feira (14) o projeto de lei que cria o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) para que estados e Distrito Federal possam renegociar dívidas com a União e pagar os débitos em até 30 anos com redução de juros O texto será encaminhado para análise da Câmara dos Deputados.
Atualmente, as dívidas estaduais somam mais de R$ 765 bilhões, sendo que cerca de 90% referem-se a dívidas de quatro estados: Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
O PLP 121/2024 , de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também prevê a possibilidade de os estados transferirem ativos para a União como parte do pagamento e estabelece como contrapartida investimento em educação, saneamento, habitação, adaptação a mudanças climáticas, transporte e segurança pública. Os estados que tiverem dívidas com o Tesouro Nacional poderão aderir ao Propag em até 120 dias após a publicação da lei.
Pela proposta, os estados que decidirem entregar ativos à União poderão ter um abatimento na taxa de indexação da dívida, que atualmente equivale ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais 4%. Os descontos serão feitos de acordo com o montante da dívida que será quitado na adesão ao programa e outras regras fiscais e financeiras específicas. Com isso, estados poderão alcançar taxas de juros de IPCA mais 0%, 1% ou 2%.
O texto prevê a criação do Fundo de Equalização Federal, que receberá parte dos recursos economizados com o desconto de juros da renegociação para investimentos nos estados. Outra parte do dinheiro poderá ser aplicada em investimentos no próprio estado, ao invés de ser pago como juros da dívida à União. No mínimo, 60% deverão ser investidos na educação profissional e técnica.
Segundo o relator da matéria, senador Davi Alcolumbre (União-AP), a população brasileira será beneficiada com as mudanças. “Esses recursos não existiam em lugar nenhum, eles iam para o pagamento dos juros da dívida. E agora eles vão existir concretamente na vida dos brasileiros em todos os estados da Federação. O que seria juro da dívida vai se transformar em investimento direto nos estados”, disse, lembrando que a proposta foi construída em consenso entre governo federal e estaduais.
Pacheco agradeceu aos colegas senadores por entenderem a aflição dos estados endividados e pediu agilidade na votação na Câmara. “Os estados agora podem ver o horizonte de poder retomar sua capacidade de investimentos e que possa resolver de uma vez por todas a questão da dívida desses estados”.
Municípios
Os senadores também aprovaram hoje em dois turnos a proposta de Emenda à Constituição (PEC 66/2023) que reabre o prazo para os municípios parcelarem suas dívidas com a Previdência e define limites para o pagamento de precatórios. A proposta segue para análise na Câmara dos Deputados. (Agência Senado)
Quanta Previdência é reconhecida nacionalmente no Prêmio Broadcast Projeções
A entidade de Santa Catarina conquistou o 10º lugar geral e é a única previdência complementar a receber o prêmio
A Quanta Previdência, maior previdência associativa e a quarta maior entidade de previdência fechada do Brasil em número de participantes, foi reconhecida como uma referência em previsões econômicas ao conquistar o 10º lugar no Ranking Agência Estado Projeções Econômicas — categoria Top Geral referente ao ano de 2023. O reconhecimento nacional reforça o compromisso da empresa em oferecer soluções previdenciárias sólidas para os clientes.
A 18ª edição do Prêmio Broadcast Projeções aconteceu nesta terça-feira (13) em São Paulo. Os rankings, realizados pela renomada Agência Estado, avaliam diferentes indicadores. No caso da categoria Top Geral leva em conta sete indicadores para a economia brasileira: IPCA, IGP-M, Selic, câmbio, saldo da balança comercial, relação dívida/PIB e PIB. A conquista da Quanta Previdência demonstra a excelência e de suas análises, posicionando a empresa acima de grandes nomes do mercado.
Mais de 70 instituições, incluindo bancos, corretoras, consultorias e instituições de ensino, participaram do ranking. A Agência Estado utiliza uma metodologia para avaliar as projeções, garantindo a imparcialidade e confiabilidade da lista. As instituições participantes inserem suas estimativas. Para montar o ranking, os dados são analisados para conferir a precisão das previsões em relação aos resultados reais.
“Nosso time de investimentos está sempre atento e dedicado a compreender os diferentes momentos do mercado, ajustando estratégias para cuidar dos investimentos dos nossos participantes. Juntos, construímos um futuro financeiro sólido”, Thamiris Salvador Ramos, especialista em Investimentos da Quanta.
Essa é a terceira vez no ano que a Quanta Previdência recebe o prêmio Broadcast Projeções nas categorias Top Básico e Geral, sempre entre os 10 maiores players do mercado.
De acordo com a gerente de investimentos, finanças e controladoria da Quanta, Helenize da Silva, o prêmio é reflexo de uma entidade que está na vanguarda da transformação digital, educação e do atendimento ao cliente, comprovando sua qualidade e eficiência na prestação de serviços previdenciários.
“Estamos extremamente orgulhosos deste reconhecimento, que reflete o nosso compromisso contínuo em fornecer previsões econômicas precisas e estratégias de investimento que garantem a segurança e o crescimento dos patrimônios de nossos participantes”, ressalta Helezine.
Criada em Santa Catarina, a Quanta Previdência conta com mais de 205 mil participantes e mais de 630 mil beneficiários cobertos, desde a sua fundação em 2004. A entidade tem demonstrado um crescimento constante, apoiado por uma estratégia que enfatiza inovação, foco no cliente, rentabilidade diferenciada, e compromisso com a educação financeira. (Christiane Lise – Segs)
Fundos: Light registra prejuízo de R$ 51,8 milhões no 2º trimestre
A Light SA registrou prejuízo líquido de R$ 51,8 milhões no segundo trimestre de 2024, ante um lucro de R$ 109,4 milhões no mesmo intervalo de 2023. No mesmo período de comparação, o fluxo de caixa operacional, medido pelo EBITDA Ajustado – CAPEX), ficou em R$ 408 milhões, superior aos R$ 88 milhões do observados no segundo trimestre de 2023.
O grupo encerrou junho com caixa (líquido) de R$ 2,8 bilhões, um aumento de R$ 672 milhões em relação ao fechamento de dezembro.
No segundo trimestre, os credores da Light aprovaram o plano de recuperação judicial da Companhia com condições que preservam a capacidade de pagamento das dívidas e a manutenção de investimentos necessários para garantir a qualidade de atendimento na concessão.
“O apoio dos credores ao plano de recuperação judicial, com aprovação quase integral daqueles que estiveram representados na assembleia, mostra a confiança deles e dos acionistas na recuperação da Light”, disse Alexandre Nogueira, presidente da Companhia.
Até setembro, todos os credores da Companhia terão escolhido suas opções de pagamento, o que definirá o novo perfil da dívida da Light. Esse reperfilamento estará refletido nos resultados da empresa a partir do terceiro trimestre. Nas demonstrações do segundo trimestre, as despesas financeiras foram contabilizadas conforme os custos dos contratos originais de dívida, negativamente afetados pela variação cambial no período.
Distribuidora
No lado operacional, a Light SESA começou a apresentar melhorias por conta de aspectos conjunturais e estruturais e registrou lucro líquido de R$ 119,2 milhões – esse é o primeiro resultado trimestral positivo da Distribuidora desde dezembro de 2021. O desempenho se deve à adoção pela administração de medidas focadas na preservação do caixa e no aumento da eficiência operacional.
“No trimestre, houve uma melhora de mercado e da arrecadação, com efeito positivo no caixa. A Distribuidora também está aprimorando seus processos internos, principalmente de cobranças e combate a perdas nas áreas em que consegue atuar; além de manter o foco em investimentos que tragam retorno no curto prazo”, disse Rodrigo Tostes, diretor financeiro da Light S.A.
O EBITDA Ajustado da Distribuidora cresceu 135% para R$ 623,6 milhões no segundo trimestre. A arrecadação total ex REN (12meses) ficou em 98,6% em junho, um avanço de 0,8 ponto percentual em relação ao mesmo período encerrado em junho de 2023.
A Light está acompanhando o processo de renovação do contrato da distribuição, a partir das diretrizes que constam no decreto publicado em maio.
Para Nogueira, o segundo trimestre trouxe avanços relevantes no lado financeiro, com a aprovação do plano de recuperação judicial e melhoria dos processos de cobrança e arrecadação. “A construção de um ambiente de atuação eficiente com equilíbrio financeiro e econômico vai garantir a sustentação da ‘nova Light’ em seu compromisso de levar atendimento cada vez de melhor qualidade à população do Rio de Janeiro”, disse o presidente da Light SA.
A geradora Light Energia e a Light Comercializadora encerraram o trimestre com prejuízo de R$ 106,9 milhões. O resultado foi afetado pelo fim da vigência de contratos relevantes e com valores acima da média atual do mercado. (Monitor Mercantil)
Fundos: Deputados retomam análise do segundo projeto da reforma tributária
Depois de aprovar o texto principal, os parlamentares precisam votar os destaques que pretendem mudar a proposta; há divergência sobre regulamentação do IBS
A Câmara dos Deputados retoma nesta quarta-feira a votação do segundo Projeto de Lei Complementar 108/24 que regulamenta a reforma tributária. Ontem, os parlamentares aprovaram o texto-base, agora precisam analisar os destaques apresentados pelos partidos na tentativa de alterar trechos da proposta, que regulamenta a gestão e fiscalização do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
O texto aprovado, do deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE), prevê a incidência do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD) sobre planos de previdência do tipo PGBL e VGBL.
Ontem, Benevides afirmou que procurou reduzir as controvérsias em seu parecer, ouvindo parlamentares, setor privado e o próprio governo. A principal reclamação, segundo ele, foi resolvida ao garantir a representação de contribuintes no comitê para contrabalancear as posições do Fisco.
A criação de uma diretoria de fiscalização também vai criar uma sistemática de cobrança que coordene fiscais de municípios, estados e da União. “Eliminamos o medo de ter um fiscal de manhã, outro de tarde e outro de noite na mesma empresa. Isso vai evitar o arrocho de fiscais dos três entes de uma vez só”, afirmou.
Outro benefício aos contribuintes é a isenção de pagamento de Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD) para o VGBL previdenciário com no mínimo cinco anos de aplicação. “Pessoas mais ricas passavam muitos anos aplicando em fundos e, quando alcançavam 70 anos, migravam de aplicações e iam ao VGBL na tentativa de não pagar ITCMD”, explicou Benevides.
No caso do ITBI, o relator manteve o pagamento no registro do imóvel, mas abriu a possibilidade de prefeituras reduzirem a alíquota, se o contribuinte pagar antecipadamente.
Outras mudanças destacadas pelo substitutivo foram a representação de 30% de mulheres nas diretorias do Comitê Gestor e a criação de um comitê de harmonização para decidir sobre divergências entre o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) e o Comitê Gestor.
“Isto deu muita segurança aos contribuintes”, destacou.
Nas discussões da proposta no Plenário, os deputados favoráveis ao texto destacaram a modernização e simplificação do sistema tributário, enquanto a oposição alertou para os riscos de centralização do sistema, com prejuízo para estados, municípios e contribuintes.
O deputado Luiz Carlos Hauly (Pode-PR), que também fez parte do grupo de trabalho do PLP 108/24, afirmou que a proposta vai reorganizar as finanças das empresas e acabar com a guerra fiscal entre estados e municípios.
“Vai transformar a nossa economia de mercado que é manipulada pelos incentivos fiscais e pela sonegação”, espera. “Nunca mais o dinheiro do imposto vai ficar retido na empresa. O dinheiro vai ficar nas nuvens do sistema bancário brasileiro e com um programa com software de cobrança feito pelo Governo Federal. Vai ser uma ferramenta poderosa para modernização da concorrência”, observou Hauly.
O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), espera que a aprovação da proposta ajude no crescimento da economia. “Vamos dar as condições para ter um país justo tributariamente”, apontou.
O deputado Hildo Rocha (MDB-MA) destacou que o Comitê Gestor contará com independência e recursos garantidos dentro do Orçamento. “Ele irá receber da próprio arrecadação do IBS o recurso necessário para que possa funcionar e não estará vinculado a nenhum órgão”, observou.
O deputado Gilson Marques (Novo-SC), no entanto, criticou a criação de mais despesas com a criação do órgão. “O trabalhador vai pagar esse órgão que tem estratégias de como fazer uma coleta obrigatória do trabalho alheio”, afirmou. “Utilizam de artimanhas para aumentar a estrutura e arrecadar mais dinheiro. Não existe nada nesse comitê que garanta que esses impostos sequer serão devolvidos em qualquer espécie de serviço”, disse.
O deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) estima que o Comitê Gestor vai comandar cerca de R$ 4 trilhões de arrecadação. “Isso aqui é o fim do Federalismo, o fim do Congresso Nacional e da capacidade autônoma de decidir sobre tributos locais. Estamos tirando o ajuste fino da política pública e trazendo aqui para o paquiderme de uma autarquia central não eleita, totalmente aparelhada, que certamente com o tempo só ganhará mais poder”, alertou.
A deputada Julia Zanatta (PL-SC) também criticou a centralização de decisões no Comitê Gestor. “Vão tirar a pouca independência, a pouca autonomia que os nossos municípios e os nossos estados têm para fazer a sua própria política tributária e deixar na mão de um conselho que centraliza tudo. A gente já sabe quem vai ganhar, e quem vai perder são aqueles mesmos estados que carregam muitas vezes o Brasil nas costas”, disse.
Segundo Marcelo Costa Censoni Filho, sócio do Censoni Advogados Associados, especialista em Direito Tributário e CEO do Censoni Tecnologia Fiscal e Tributária, o PLP 108/2024 “representa um avanço significativo na forma como o IBS será gerido e administrado. A inclusão dos representantes dos contribuintes na Câmara Superior é um passo positivo para garantir uma maior equidade nas decisões. A possibilidade de parcelamento de débitos e a participação feminina no Comitê Gestor são também avanços importantes que refletem um sistema mais inclusivo e equilibrado.”
Censoni Filho acrescenta que “o impacto da incidência do ITCMD sobre planos PGBL e VGBL exigirá uma adaptação tanto por parte dos contribuintes quanto dos administradores desses planos. É fundamental que investidores e empresas estejam atentos às novas regras e busquem orientação especializada para garantir a conformidade e otimizar suas estratégias tributárias”. (Agência Câmara)
45º CBPP: Plenária 1 abordará importância de uma gestão visionária nas organizações
A Plenária “Sem Alta Gestão Visionária e Cliente no Centro, Sem Organização Infinita” será a primeira a ser apresentada no 45º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP), que acontece nos dias 16, 17 e 18 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Com a participação de Anderson Godz, Fundador da Gonwe.co e conselheiro independente; Denise Maidanchen, CEO da Quanta Previdência; e Marcelo Veras, CEO do Ecossistema Inova, a plenária abordará a necessidade das lideranças serem conscientes de seus papéis para que as organizações se tornem mais perenes.
A sessão levará ao público insights sobre a coragem necessária para romper paradigmas e liderar com ambidestria, estratégias para reduzir a rotatividade nos conselhos e diretorias executivas, e como fortalecer a identidade de negócios sem fins lucrativos.
Sobre o CBPP – Com uma média anual de mais de 4 mil participantes, o maior evento mundial do setor conta com uma rica programação que visa despertar ideias inovadoras. O evento proporcionará uma experiência imersiva e em formato híbrido (online e presencial), permitindo a interação, troca de ideias e aprendizado com os melhores profissionais do setor. Nesta edição, o encontro trará como tema “A Arte de Inovar”.
A programação será composta por palestras técnicas, plenárias, insight sessions e muito mais. O congresso abrangerá assuntos como saúde, bem-estar, megatendências, gestão visionária, longevidade, produtos escaláveis, comportamentos e gerações, educação financeira e previdenciária, regulação, intraempreendedorismo, vendas, entre outros temas.
Para mais informações e inscrições utilize o link https://cbpp.com.br/
O 45º CBPP é uma realização da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Diamante: Itajubá Investimentos AI. Patrocínio Ouro: Aon, BNP Paribas Asset Management, Bradesco Asset Management, Galápagos Capital, HMC Capital, Itaú Investidores Institucionais, MAG Seguros, Safra, Santander Asset Management, Spectra Investments, SulAmérica Investimentos, XP. Patrocínio Prata: Aditus, AZ Quest, Navi Capital, Trígono Capital, Vinci Partners. Patrocínio Bronze: Apoena, Carbyne Investimentos, Constância Investimentos, Inter, Mapfre Investimentos, Marsche, Mestra Informática, Opportunity, PRP Soluções Contábeis, Real Investor, RJI Investimentos, Tivio Capital. (Abrapp/AssPreviSite)
Guia de Adequação à Lei 14.803 para EFPC está disponível para download
O Guia de Adequação à Lei 14.803 para Entidades Fechadas de Previdência Complementar já está disponível para download. O e-book foi lançado no último dia 31 de julho, durante o 5º Seminário Dever Fiduciário – saiba mais.
O guia tem como objetivo servir de suporte para auxiliar as EFPC no estabelecimento dos processos e controles necessários para estar em conformidade com a lei, com o propósito de que o conteúdo ajude as entidades tanto a cumprir as exigências legais, como também a melhorar a eficiência e transparência em suas operações.
O material fornece um framework amplo, e abrange desde aspectos relacionados a treinamento, a atualização de processos e adaptação de sistemas de TI, até a compreensão da comunicação com os participantes.
O guia explica os principais pontos que as entidades devem concentrar esforços para entender sua operação e o que precisa ser alterado para que o participante faça a melhor opção pelo regime tributário. Conta ainda com um checklist, um plano de ação para a execução e acompanhamento, além da avaliação do que ainda falta ser feito pela entidade para essas adequações.
Para realizar o download do guia utilize o link https://biblioteca.sophia.com.br/terminal/9147/acervo/detalhe/23608?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=LAN-AMENTO-EBOOK-LEI-14-803-2024-31-07
Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com a Central de Relacionamento (https://relacionamento.abrapp.org.br/?th=tag_vfixa&&utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=LAN-AMENTO-EBOOK-LEI-14-803-2024-31-07 )
Aviso: Este material foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar as EFPC na adequação de seus processos à nova legislação. É importante ressaltar que as informações aqui contidas são de caráter informativo e educacional, e não devem ser consideradas como aconselhamento jurídico, parecer, orientação, base para tomada de decisões ou um posicionamento institucional da Abrapp.
Este material não substituiu, a qualquer título ou pretexto, a interpretação da lei realizada por profissionais qualificados ou mesmo a regulamentação da matéria. Recomendamos fortemente que as EFPC consultem um advogado ou especialista em conformidade legal para obter orientações específicas e detalhadas antes de implementar quaisquer mudanças baseadas neste conteúdo ou na hipótese de dúvida sobre a interpretação da lei. (Abrapp/AssPreviSite)
INSS pede R$ 545 milhões extras a equipe econômica para manter sistema funcionando em 2025
Ver matéria através do link https://r.search.yahoo.com/_ylt=Awrhc0wWQb1mf.cNztLz6Qt.;_ylu=Y29sbwNiZjEEcG9zAzEEdnRpZAMEc2VjA3Nj/RV=2/RE=1723707799/RO=10/RU=https%3a%2f%2foglobo.globo.com%2
feconomia%2fnoticia%2f2024%2f08%2f14%2finss-pede-r-545-milhoes-extras-a-equipe-economica-em-2025-para-manter-sistema-funcionando.ghtml/RK=2/RS=cojfvCcXTX6MlLRfthhV79
SWLpg- (O Globo)
Benefício social deve ser revisto
Um dos principais fatores de pressão que levaram ao bloqueio orçamentário neste ano, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos pobres e pessoas de qualquer idade
Ver matéria através do link https://r.search.yahoo.com/_ylt=AwrhSwkzsr1m414TEN3z6Qt.;_ylu=Y29sbwNiZjEEcG9zAzcEdnRpZAMEc2VjA3Ny/RV=2/RE=1723736756/RO=10/RU=https%3a%2f%2fwww.estadao.com.br%2fopiniao%2fbeneficio-social-deve-ser-revisto%2f/RK=2/RS=QsjPmrG3QdzW9ZUto_maGB38p.8- (Agência Estado
Sindapp divulga nova edição de informativo com atualizações para associadas
O Sindapp lançou a edição de agosto de 2024 do Sindapp Informa, boletim que oferece uma síntese cuidadosamente elaborada das atividades mais recentes e desafios enfrentados pelo sindicato, mantendo as associadas atualizadas sobre as ações e negociações.
Nesta edição, é destacado um panorama das negociações coletivas em curso de quatro estados – Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro –, garantindo que as associadas estejam bem-informadas sobre questões de seu interesse. Ressalta ainda os esforços contínuos na defesa dos interesses previdenciários.
O informativo também oferece detalhes sobre o Mandado de Segurança impetrado no STF contra atos do TCU, requerendo a anulação de tomadas de contas e fiscalizações diretas de Entidades Fechadas de Previdência Complementar pelo Tribunal de Contas da União.
Nos últimos meses, uma série de eventos abordou a importância do Ato Regular de Gestão. O boletim destaca algumas dessas atividades e o papel crucial do Sindapp na orientação e defesa das EFPC, sublinhando a necessidade de práticas de governança eficazes e transparentes.
“O Sindapp continua a desempenhar um papel vital na representação e defesa dos interesses de suas associadas, garantindo que estejam informadas e preparadas para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades”, diz o informativo.
Para acessar o Sindapp Informa na íntegra utilize o link https://www.sindapp.org.br/sindapp_informa_agosto24/ (Abrapp/AssPreviSite)
Taxa global de desemprego juvenil é a mais baixa dos últimos 15 anos, segundo OIT
A taxa global de desemprego juvenil está em seu nível mais baixo dos últimos 15 anos e continuará diminuindo, embora a precarização da mão de obra traga consigo uma “ansiedade crescente”, afirmou…
A taxa global de desemprego juvenil está em seu nível mais baixo dos últimos 15 anos e continuará diminuindo, embora a precarização da mão de obra traga consigo uma “ansiedade crescente”, afirmou a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Em um relatório, a agência das Nações Unidas alertou também para o número preocupante de jovens com entre 15 e 24 anos que não têm emprego, não estudam e não têm formação.
Além disso, ressaltou que a recuperação do emprego após a pandemia de covid-19 não foi universal.
“Os jovens de certas regiões e muitas mulheres jovens não se beneficiam da recuperação econômica”, afirmou a OIT.
Na região das Américas, que inclui América Latina e Caribe, mas também Estados Unidos e Canadá, a taxa de desemprego juvenil se recuperou totalmente da crise da covid-19 e atingiu 11,8% em 2023, o valor mais baixo em duas décadas.
Globalmente, a taxa de desemprego juvenil em 2023, de 13%, foi a mais baixa dos últimos 15 anos e ficou abaixo da taxa de 13,8% registrada em 2019, antes da pandemia.
“Olhando para o futuro, espera-se que a taxa global de desemprego juvenil continue diminuindo nos próximos dois anos, atingindo 12,8% em 2024 e 2025”, afirma o relatório.
Com 64,9 milhões de jovens desempregados em todo o mundo, o número total de jovens sem emprego é também o mais baixo desde 2000.
Mas “para os jovens dos Estados árabes, do leste e do sudeste asiático e do Pacífico, a taxa de desemprego juvenil em 2023 foi superior à de 2019”, destacou a organização.
O relatório também observa que “a tendência global para a precarização da força de trabalho é uma fonte de ansiedade crescente entre os jovens que lutam pela independência econômica e pelas próximas fases da vida adulta”.
“Nenhum de nós pode esperar um futuro estável quando milhões de jovens em todo o mundo não têm trabalho digno e, como consequência, sentem-se inseguros e incapazes de construir uma vida melhor para si e para as suas famílias”, destacou o diretor-geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, em comunicado.
Globalmente, mais da metade dos jovens trabalhadores têm empregos informais, disse a OIT. “As oportunidades de acesso a um trabalho digno continuam limitadas para as economias emergentes e em desenvolvimento”, afirmou.
O estudo revela que, em 2023, um em cada cinco jovens – 20,4% da população mundial – não tinha emprego, estudo, nem formação. Dois em cada três destes jovens eram mulheres.
Além disso, os homens jovens se beneficiaram muito mais da recuperação do mercado de trabalho do que as mulheres. As taxas de desemprego das mulheres jovens (12,9%) e dos homens jovens em 2023 eram quase iguais (13%), em contraste com os anos anteriores à pandemia, quando a taxa dos homens jovens era mais elevada. (AFP)
Seguro de vida registra crescimento nos primeiros cinco meses do ano
Os brasileiros vêm descobrindo a importância dos seguros pessoais. Segundo dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), em maio, o seguro de vida registrou um crescimento de 16,1%, em relação ao mesmo período de 2023. Esse valor corresponde a R$13,64 bilhões de arrecadação. Os números apontam uma preocupação maior das pessoas em relação ao futuro dos entes queridos, focando na proteção caso algo inesperado ocorra.
Os últimos meses também têm sido positivos para a Corretora de Seguros Bancorbrás. Só no mês de junho a empresa apresentou um crescimento de 16,12% nas vendas de seguro para a vida, em comparação com o mesmo período no ano anterior. Segundo Alessandra Monteiro, Diretora Técnica da Corretora de Seguros Bancorbrás, a alta se deu pois as pessoas começaram a perceber que o produto pode ser um grande aliado em um momento de dificuldade. “Durante um diagnóstico ou um acidente, o seguro oferece um aporte financeiro que pode ajudar a reduzir a lista de preocupações dos segurados”.
O seguro de vida oferece cobertura para morte, morte acidental e invalidez, além de cobrir também as despesas do funeral, médico-hospitalares e antecipação do pagamento do produto contratado em caso de enfermidade terminal ou para tratamento de doenças graves, como AVC, câncer e melanoma, insuficiência renal terminal e outros. “O produto oferece tranquilidade em situações mais graves e mais tempo para o segurado e sua família se organizarem financeiramente”.
Alessandra ressalta que o seguro para a vida é voltado para todos aqueles que desejam garantir tranquilidade para si e para a família, independente da condição financeira. “Hoje é possível encontrar no mercado apólices que cabem no bolso das pessoas e que cobrem as necessidades de cada um”, comenta. “O segurado precisa apenas ficar atento ao contrato e as coberturas que estão sendo contratadas”. O valor da apólice é calculado com base em diversos fatores, como a idade dos segurados, coberturas e outros. (Fernanda Nalon – Segs)
BC: Fala de Diogo Guillen indica possível alta na próxima reunião do Copom
Para diretor do BC, ‘não existe uma relação direta das decisões de política monetária no Brasil com o movimento do câmbio ou com a política de juros do Fed’
Segue a análise de mercado, os principais highlights econômicos de hoje devem ser o movimento de diminuição de aversão ao risco de mercado continua nesta quarta-feira; as moedas emergentes seguem valorizando; além disso, as declarações do diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Guillen nesta manhã, indicam uma possível alta na próxima reunião do Copom.
Segundo ele, “não existe uma relação direta e mecânica das decisões de política monetária no Brasil com o movimento do câmbio ou com a política de juros desempenhada pelo Fed.”
Além disso, foram divulgados também os números de vendas do setor de varejo no Brasil, que foram acima da expectativa de mercado.
Na China, dados mostram que os empréstimos estão arrefecendo. Ao que tudo indica, o setor siderúrgico chinês está com margens negativas, com a situação de oferta e demanda desfavorável; já o minério de ferro caiu 2,58%. (Monitor Mercantil)
Fed mantém taxas estáveis, mercados se recuperam após susto no mercado de trabalho.
Na esteira de uma desaceleração significativa no mercado de trabalho dos EUA, que desencadeou uma série de distúrbios no mercado de ações global, havia expectativa de que o Federal Reserve pudesse reduzir as taxas de juros antes de sua próxima reunião agendada para setembro. No início da semana, um contrato futuro de taxa de juros vinculado às expectativas de política do Fed atingiu um pico de dois meses, sugerindo um possível corte na taxa até o final de agosto.
No entanto, a probabilidade de tal redução da taxa entre as reuniões parece pequena. O presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, enfatizou o foco do banco central no emprego e na estabilidade de preços, em vez do desempenho do mercado de ações. Da mesma forma, a economista da Nationwide, Kathy Bostjancic, alertou que um corte emergencial na taxa poderia levar a mais pânico no mercado, e o ex-presidente do Fed de Nova York, Bill Dudley, considerou um corte entre as reuniões “muito improvável”, apesar de defender uma redução da taxa na semana passada antes que os números do desemprego subissem para 4,3% em julho.
Os mercados de ações globais mostraram sinais de recuperação desde a desaceleração inicial, que também foi agravada por preocupações com o aperto do Banco do Japão e a reversão das negociações financiadas pelo iene. Nos EUA, uma sensação de estabilidade foi auxiliada por um relatório divulgado na quinta-feira indicando uma diminuição nos pedidos de seguro-desemprego.
Os operadores de futuros de taxas de juros de curto prazo dos EUA deixaram de apostar em uma ação imediata do Fed e também reduziram suas expectativas para o tamanho do corte de juros em setembro. O que antes era uma forte probabilidade de uma redução de meio ponto agora mudou para chances aproximadamente iguais de um corte de um quarto de ponto.
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Espera-se que o presidente do Fed, Jerome Powell, forneça mais orientações sobre a abordagem do banco central no simpósio econômico anual do Fed de Kansas City em Jackson Hole, Wyoming, no final de agosto. Powell afirmou anteriormente que uma redução da taxa de juros poderia ser considerada na reunião de setembro se dados favoráveis fossem recebidos.
Historicamente, o banco central dos EUA reduziu as taxas entre as reuniões em tempos de turbulência do mercado, acompanhados por sinais claros de interrupções no fluxo de crédito, uma situação que não é evidente atualmente. Casos anteriores de cortes entre reuniões, como durante a crise financeira russa, a bolha das pontocom, os ataques de 11 de setembro, a crise financeira global e a pandemia de COVID-19, foram marcados por dificuldades financeiras mais amplas do que as observadas hoje. (Reuters)
Seminário: Segurança Jurídica e Desenvolvimento
Vice-presidente da OAB-RJ, idealizadora do projeto Mentoria e presidente da comissão de celeridade processual, Ana Tereza Basílio vai proferir, na segunda-feira (5), às 9h, junto com o presidente da seccional, Luciano Bandeira, e com o ministro do STJ, João Otávio de Noronha, a abertura do Seminário “Segurança Jurídica e Desenvolvimento: Desafios para Avançar”.
O evento presencial, promovido pela Escola Superior de Advocacia, da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro, é gratuito e vai acontecer no Centro Cultural Oscar Niemeyer, da Fundação Getúlio Vargas (Praia de Botafogo186).
As inscrições podem ser feitas pelo servicos.oabrj.com.br. Às 14h, Ana Tereza Basílio vai participar, no seminário, do Painel com o tema “Acordos de Leniência e Segurança Jurídica na experiência do STJ”. Também estarão, no encontro, o advogado e membro vitalício do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz, o diretor geral da ESA, João Quinelato, a juíza Márcia Holanda, entre outros convidados. (Monitor Mercantil)
4 passos para uma melhor organização financeira pessoal
Administrador Tiago Tozzi Nunes ensina como recuperar o controle das finanças pessoais com humildade, sabedoria e fé
A cada dez brasileiros, oito estão endividados. A pesquisa do Instituto Locomotiva e MFM Tecnologia é uma das muitas que apontam a realidade enfrentada pelas famílias com escassez de dinheiro no Brasil. Segundo o administrador de empresas Tiago Tozzi Nunes, o descontrole financeiro é um dos principais fatores que levam as pessoas ao endividamento, e isto pode estar relacionado, também, à instabilidade emocional.
“Crenças limitantes de incapacidade, por exemplo, pode ocasionar a busca do preenchimento de um vazio interno, levando a pessoa a gastar sem controle com supérfluos”, diz o autor do livro Educação financeira e reflexões sobre a verdadeira riqueza. Ele explica que esta questão, muitas vezes, pode ser resolvida com apoio espiritual e gerenciamento mais consciente das finanças.
E, para quem não sabe por onde começar ou não tem conhecimento prévio de organização, o profissional deixa quatro orientações para aplicar dia a dia.
1. Reconheça e controle o descontrole: Faça um levantamento das despesas e receitas. Identifique onde estão aqueles gastos desnecessários no mercado, com roupas, ou assinaturas de serviços e produtos – evite compras impulsivas. Mas lembre-se: o descontrole é algo interno, já que o dinheiro potencializa a satisfação de vontades. Por isso, a principal transformação precisa interior; aprenda a não viver de comparações; agradeça o que já tem e foque no que deseja conquistar.
2. Avalie necessidades: Agora que você deu um basta no descontrole, faça uma nova análise nas contas e gastos. Priorize necessidades básicas e planeje como atingi-las de forma econômica. Optar por um produto de outra marca e fazer pesquisas de preço são sempre indicados. Há também as necessidades que o dinheiro não preenche, e é preciso ficar atento a elas. Busque alimentar sua alma com notícias boas, momentos em família ou amigos, ações que tragam bem-estar; e reserve também um tempo para praticar a sua fé.
3. Equilibre suas contas pessoais: Liste a sua receita mensal e, deste total, priorize as despesas fixas, como moradia, alimentação e transporte. Crie o hábito de reservar uma quantia mensal para a poupança – ou outro investimento para planos futuros e objetivos maiores. E não precisa ser muito dinheiro, só sabe poupar no muito quem aprendeu a poupar no pouco.
Já para despesas variáveis, divida o saldo restante em partes iguais para cada semana do mês. Exemplo: se você tem R$ 1 mil disponível, pode gastar R$ 250 por semana. Considere também fazer uma projeção anual das finanças, incluindo despesas como IPVA e IPTU. Esta é uma maneira de se preparar para os meses com gastos adicionais. Quanto a rendas extras, como o 13º salário ou “frilas”, transforme-as em poupança ou investimento para o futuro.
4. Enxergue a verdadeira prosperidade: Independentemente de crenças, é importante refletir que a verdadeira riqueza vai além dos bens materiais. Envolve ter saúde, paz, vida familiar harmoniosa e alegrias; tudo isso sustentado por uma crença viva em Jesus. Por isso, inclua a sua fé nas finanças – ao ajudar o próximo, alguma instituição ou a igreja que congrega. Confie em Deus durante todo este processo, pois Ele proverá e guiará suas ações; leia mais a Bíblia, aprenda com os seus ensinamentos e siga de acordo com os princípios divinos.
E será que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. – Deuteronômio 28:1
Por fim, Tiago explica que ser próspero significa seguir dois grandes princípios: união, ao contar com a família para viver uma vida mais completa e com apoio de quem se ama; e honestidade, porque dever a alguém pode prejudicar quem não recebeu o pagamento. Agir corretamente só trará bons frutos para você, então reorganize a sua vida em todos os sentidos. (Ancelmo Santana)
ANS incorpora mais remédios para tratar pacientes; veja quais são
As tecnologias terão cobertura obrigatória na saúde suplementar, de acordo com diretrizes de utilização, a partir de 2 de setembro próximo
A diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou a incorporação de novos medicamentos ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. São eles:
– Brodalumabe: destinado a tratar psoríase em placas, moderada a grave, em pacientes adultos que são elegíveis para terapia sistêmica ou fototerapia
– Ibrutinibe: em combinação com venetoclax – para adultos com leucemia linfocítica crônica/linfoma linfocítico de pequenas células (LLC/LLPC), em primeira linha.
– Tezepelumabe: remédio complementar para o tratamento da asma alérgica grave
– Tezepelumabe: remédio para tratar a asma eosinofílica grave
– Belimumabe: destinado a pacientes adultos com nefrite lúpica (doença inflamatória que atinge os rins).
As tecnologias terão cobertura obrigatória na saúde suplementar, de acordo com diretrizes de utilização, a partir de 2 de setembro próximo.
Coberturas obrigatórias
O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde é a lista de coberturas obrigatórias pelas operadoras de planos de saúde para os seus beneficiários.
Ele conta com tecnologias disponíveis entre terapias, exames, procedimentos e cirurgias que atendem doenças listadas na Classificação Internacional de Doenças (CID), da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Seu processo de atualização tem sido constantemente aprimorado, com ampla participação social e buscando garantir a segurança das tecnologias oferecidas aos consumidores, a partir de bases científicas e da sustentabilidade do setor de saúde suplementar”, diz nota da ANS. (Agência Brasil)