Como forma de garantir o atendimento aos requisitos da Norma NBR ISO 9001:2015 e da Resolução MPS/CGPC 13/2004, o Sistema de Gestão da Qualidade do BANESPREV é mantido por todas as áreas, sob a coordenação de um representante da direção, junto com os dirigentes, lideranças e responsáveis pelos processos da entidade. A entidade mantém um Escritório da Qualidade, que tem como objetivo fornecer apoio técnico a todas as áreas, além de ser responsável pela gestão dos documentos da entidade e pelo controle de ações corretivas e de melhoria.
Uma instituição só pode funcionar quando todos os processos referentes ao seu negócio são interligados de forma a atender aos anseios das partes interessadas. O BANESPREV, ao adotar um Sistema de Gestão da Qualidade norteado pela norma NBR ISO 9001:2015, preocupou-se em identificar os principais processos da entidade de forma a demonstrar sua eficácia e transparência, aumentando a satisfação de todos os interessados.
Os processos identificados são:
Conduzido pela Diretoria Executiva e pelo Representante da Direção com o apoio do Escritório da Qualidade, os processos de gestão tem a missão de refletir sobre os serviços da instituição. Para tanto, planeja, implementa ações e analisa, considerando a inter-relação entre todos os processos, respeitando a legislação e o estatuto.
Tem também o papel de implementar, monitorar e manter as ações planejadas com apoio de auditorias, indicadores de desempenho e informações dos clientes. Está concatenado com os principais objetivos institucionais no referente ao pagamento de aposentadorias e pensões e na prestação de outros serviços, sendo prontamente auxiliado pelos processos de apoio e realização.

São os processos de representam os produtos e serviços desenvolvidos pela entidade, visando à satisfação dos participantes. Mantem interações com os processos de gestão e apoio, trocando idéias e informações que regem a eficiência no atendimento ao participante, sendo o que inicia e encerra toda atividade entendida como um ciclo que conversa de forma clara e objetiva. São 07 os processos de realização do produto:
- Contribuições – responsável pela arrecadação e controle das contribuições dos participantes e patrocinadoras da entidade;
- Investimentos – responsável pela gestão dos ativos da entidade;
- Cadastro – responsável pela gestão do cadastro dos participantes e dependentes;
- Concessão de Benefícios – responsável pela gestão dos planos de benefícios, inclusive pelos cálculos das aposentadorias e pensões;
- Pagamento de Benefícios – responsável pela folha de pagamento de benefícios da entidade;
- Linhas de Crédito – responsável pela gestão dos empréstimos e financiamentos concedidos aos participantes;
- Contabilidade – responsável pelo registro, processamento e acompanhamento das variações patrimoniais da entidade de acordo com a legislação vigente.
Responde pelo amparo aos processos de gestão e de realização, assegurando que nada interfira na qualidade dos serviços, gerando informações para a administração da instituição de forma confiável.

O BANESPREV adota um Calendário de Obrigações Institucional de modo a facilitar o controle, pelas áreas, quanto ao cumprimento das obrigações legais junto aos órgãos de controle externo, que regulamentam as atividades relacionadas aos produtos e serviços da instituição, notadamente quanto aos aspectos previdenciários e assistenciais. Os prazos previstos nas normativas correspondentes constam na agenda e devem ser rigorosamente cumpridos.
Assegurar a concessão de benefícios contratados através da melhor aplicação dos recursos humanos, financeiros e materiais, visando à melhoria contínua dos processos e à satisfação de nossos clientes, observado o disposto na legislação aplicável, no estatuto e regulamentos dos Planos.
- Aumentar a satisfação dos clientes.
- Assegurar a rentabilidade dos investimentos.
- Melhorar os processos organizacionais.
Conscientes de nossa responsabilidade social, buscamos a excelência na gestão dos planos de previdência complementar, assegurando aos participantes, assistidos e patrocinadores, de forma transparente, justa e segura, acesso às informações, alinhadas com as melhores práticas de Governança Corporativa e a legislação vigente.
Transparência – Assegurar acesso e transparência das informações, de forma tempestiva, para os participantes, assistidos e patrocinadores, preservando os direitos de privacidade e confidencialidade das informações.
Qualidade e Inovação – Compromisso de melhoria contínua em nossos processos, com o objetivo de garantir padrões de excelência no atendimento das solicitações e necessidades dos nossos participantes, assistidos e patrocinadores, bem como na gestão do nosso patrimônio.
Foco no Resultado – Por configurarmos uma organização sem finalidade lucrativa que administra um grande patrimônio, devemos agir, pensar e competir de forma coerente, comprometida e justa para cumprimento dos nossos compromissos, zelar pelo patrimônio da entidade e manter postura colaborativa.
Diversidade e Inclusão – Nossas ações devem ser marcadas pelo respeito e valorização do ser humano, em sua privacidade, individualidade e dignidade.
Responsabilidade Socioambiental – Compromisso com a sociedade e meio ambiente, para além das obrigações legais e econômicas, a fim de promover o desenvolvimento e bem-estar de todos.
Combate à Corrupção – Obediência ao Código de ética e Legislação Brasileira.
O Sistema de Gestão da Qualidade do BANESPREV é certificado pela Norma ISO 9000 desde 23/02/2001. Em 06/09/2018 ocorreu a migração da norma NBR ISO 9001:2008 para NBR ISO 9001:2015. O escopo da certificação é o Processo de Concessão e Pagamento de Benefícios, cujas atividades estão dispersas por toda a organização.